Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1628
Título: Benzedeiras da comunidade de Urucuzal, Redenção - Ceará
Autor(es): LIMA, Brena Kercia Felix de
Palavras-chave: Mulheres
Benzedeiras
Cura
Data do documento: 2017
Citação: LIMA, B. K. F. (2017)
Resumo: Há muitos anos a pratica de benzer está presente na sociedade. Na comunidade de Urucuzal localizada no interior do Ceará, esta pratica é frequente e é realizada através de mulheres que benzem, mulheres que curam com fé. São conhecidas popularmente como benzedeiras ou rezadeiras. O objetivo desde trabalho é apresentar a pratica das mulheres benzedeiras de Urucuzal, trazendo uma abordagem de como esse oficio foi adquirido, como a pratica é realizada, quais os materiais e ervas que as mesmas utilizam em suas curas, e quais as doenças que elas podem curar através de suas orações. As pesquisas trazem temáticas do cotidiano dessas mulheres, como as mesmas são vistas na sociedade, como se mantem à continuidade da pratica de curar, como a benzedeira realiza a sua transmissão, e como se dá a demanda de pessoas que buscam pelas mulheres benzedeiras com a finalidade de tratamento e cura de doenças através da benzedura realizadas por essas mulheres.
Descrição: LIMA, Brena Kercia Felix de. Benzedeiras da comunidade de Urucuzal, Redenção - Ceará. 2017. 33 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades e Letras - Ihl, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1628
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRENA KERCIA FELIX DE LIMA TCC.pdf2017_mono_bkflima.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.