Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1638
Título: Desenvolvimento do jogo educativo postura & ação como proposta de ensino sobre orientação postural aos escolares
Autor(es): Santos, Carine Sousa dos
Palavras-chave: Jogos Educativos
Postura
Saúde na escola
Data do documento: 2018
Citação: SANTOS, C. S. (2018)
Resumo: Abordar a postura corporal no ambiente escolar tem como finalidade instituir uma cultura de cuidado e valorização do corpo, em especial da coluna vertebral, favorecendo a prevenção de desordens musculoesquelética e a limitação funcional. Objetiva-se com a pesquisa relatar a experiência do desenvolvimento do jogo educativo Postura & Ação e descrever seus componentes, regras e aplicabilidade como proposta de ensino sobre orientação postural para escolares. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. O Jogo Postura & Ação é um jogo em formato de tabuleiro com 36 casas, de fácil aplicação e metodologia ativa, construído com base em estudos exploratórios sobre as temáticas: jogo educativo e saúde postural de escolares. Outros componentes do jogo são: dado numérico para indicar a quantidade de casas que os jogadores percorrerão, pinos que representam o escolar no percurso do tabuleiro, cartões- questões com cores correspondentes às casas do tabuleiro e que registram a pergunta ou atividade que deve ser realizada e as posturekas que são as cédulas relacionadas às pontuações das respostas. Considerase que o jogo Postura & Ação é uma proposta atrativa que facilita a aquisição de conhecimento sobre anatomia do corpo e os cuidados com a postura corporal. Ressalta-se a necessidade de pesquisas que explorem a aplicação do jogo.
Descrição: SANTOS, Carine Sousa dos. Desenvolvimento do jogo educativo postura & ação como proposta de ensino sobre orientação postural aos escolares. 2018. 30 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde da Família, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Fortaleza, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1638
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARINE SOUSA DOS SANTOS TCC.pdf2018_mono_cssantos.pdf953,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.