Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1639
Título: Humanização à saúde da pessoa idosa na Atenção Primária de Saúde: revisão integrativa
Autor(es): Souza, Miralva de Oliveira
Palavras-chave: Humanização dos serviços de saúde
Idosos - Cuidado e tratamento
Sistema Único de Saúde (Brasil). Unidade de Atenção Primária à Saúde
Data do documento: 1-Ago-2018
Citação: SOUZA, M. O. (2018)
Resumo: Diante do crescente número de idosos no Brasil, devido à melhoria da qualidade de vida e do baixo índice de natalidade. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão na literatura científica sobre a humanização de saúde da pessoa idosa no âmbito da atenção primária de saúde para subsidiar orientações para profissionais e gestores de saúde. Foi efetuado uma revisão integrativa da literatura, através da busca bibliográfica, no período de janeiro a maio de 2018, as seguintes bases de dados foram INDEX PSICOLOGIA, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), consultados através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram selecionados artigos em Português e Espanhol publicado nos últimos cinco anos, que apresentasse em sua discussão resumos e considerações sobre humanização ou acolhimento ao idoso na atenção primária de saúde (APS). Após análise dos estudos através dos descritores, foram identificados 130 artigos dos quais 39 foram pré-selecionados, após leitura dos resumos e das considerações relevantes ao tema, 16 artigos foram caracterizados para o desenvolvimento da pesquisa final. Vale ressaltar que a participação tanto do cuidador, quanto da equipe de saúde é de grande relevância no processo de inserção social e no desenvolvimento de ações de saúde que promovam a qualidade de vida e de promoção ao envelhecimento saudável. Desta forma, para promover o cuidado humanizado a está população, os profissionais envolvidos em especial o enfermeiro que gerencia e coordena a unidade, necessita traçar estratégias que promova maior eficiência no acolher dessa população que tende a cada dia crescer.
Descrição: SOUZA, Miralva de Oliveira. Humanização à saúde da pessoa idosa na Atenção Primária de Saúde: revisão integrativa. 2018. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1639
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_miralvasouza.pdf2018_mono_miralvasouza.pdf274,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.