Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1645
Título: Descentralização política e tensões democráticas em Cabo Verde
Autor(es): Santos, Carlos Manuel Ribeiro
Palavras-chave: Descentralização
Poder
Municípios
Democratização
Regionalização
Data do documento: 2018
Citação: SANTOS. C. M. R. (2018)
Resumo: Este artigo almeja apresentar, figurar, analisar e discutir o fenómeno da descentralização do poder político e administrativo nas ilhas de Cabo Verde. Considerando, particularmente os processos históricos que desencadearam na canalização do poder para o interior do arquipélago e consequentemente o seu impacto no processo de desenvolvimento local. Durante a contextualização do objeto em questão, discutimos algumas concepções e significados da descentralização e regionalização, tanto na sua fissura económica e política como também na relação de poder emanado das relações sociais. O objetivo do trabalho é analisar se de fato o processo de descentralização do poder beneficia as localidades mais remotas dos municípios, problematizando alguns prós e contra desse modelo administrativo. A análise foi feita com base nos pressupostos teóricos do pensador, político e estadista francês Alexis de Tocqueville, que servirá de guia. A descentralização do poder e das políticas é visto como processo lento e negociado, supõe o entendimento entre autoridades políticas dotadas de múltiplos tipos de legitimidade e poder decisório, também envolve relações de competição e cooperação, acordos e vetos entre esferas estatais e do governo, partidos políticos e sociedade civil.
Descrição: SANTOS, Carlos Manuel Ribeiro. Descentralização política e tensões democráticas em Cabo Verde: desafios e questões teórico-empíricas. 2018. 19 f. Artigo(Graduação) - Curso de Licenciatura em Sociologia, Instituto de Humanidades e Letras - IHL, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1645
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS MANUEL RIBEIRO SANTOS TCC Artigo.pdf2018_art_cmrsantos.pdf561,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.