Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/165
Título: Transformações religiosas
Título(s) alternativo(s): as mudanças nas práticas católicas de Acarape a partir da percepção dos idosos
Autor(es): Feitosa, Francisco Walef Santos
Palavras-chave: Catolicismo
Novas tecnologias
Modernidade
Acarape - CE- Religião
Data do documento: 2014
Citação: FEITOSA, F. W. S. (2014)
Resumo: O catolicismo com o seu universalismo ao longo dos séculos, produziu em sua história diferentes compreensões do que seria seu verdadeiro significado e suas praticas religiosas tanto em sua teologia como em suas formas de expressões. Diversas formas de seguimento foram adotadas ao longo da história desde sua origem em Roma na Itália, sendo influenciadas pelos contextos político, social e econômico de diversos lugares do mundo. Com o surgimento das novas tecnologias e da modernidade em que GIDDENS (2002) nos afirma que o processo de modernização nos afasta de práticas e preceitos preestabelecidos, podemos dizer que a identidade do catolicismo está sendo posta em cheque pelo fato de existir um confronto do catolicismo tradicional com as modernas formas de adoração. Neste trabalho, apontamos as principais causas que levaram a essas mudanças na religião católica e as consequências que as novas tecnologias trouxeram para essas transformações. Dialogamos com grandes estudiosos tradicionais como Max Weber, Émile Durkheim, Anthony Giddens e claro, com estudiosos tradicionais como Peter Berger entre outros. Fizemos uma ligação do contexto histórico e social do passado com o presente do catolicismo tanto no Brasil como no mundo e estudamos a fundo essas transformações a partir da cidade de Acarape – Ce, em que tivemos os idosos da cidade como objeto de estudo. Os mesmos nos ajudaram a entender as principais transformações que ocorreram nas praticas católicas da cidade de Acarape - Ce, a partir de suas percepções.
Descrição: FEITOSA, Francisco Walef Santos. Transformações religiosas: as mudanças nas práticas católicas de Acarape a partir da percepção dos idosos. 2014. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2014.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/165
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_mono_fwsfeitosa.pdf2014_mono_fwsfeitosa.pdf614,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.