Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/166
Título: Nina Rodrigues, Mendes Correia e as teorias raciais do início do século XX
Autor(es): Alves, Gerson dos Santos
Palavras-chave: Nina Rodrigues
Mendes Correia
Pensamento social
Raça e Antropologia
Data do documento: 2014
Citação: ALVES, G. dos S. (2014)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar o pensamento de dois autores, o brasileiro Nina Rodrigues e o português Mendes Correia. Esses dois foram médicos e antropólogos que se interessaram pelos “problemas da raça” e debateram sobre as teorias do Darwinismo social em voga no início do século XX. As teorias raciais desse período serviram para legitimar a hierarquização entre as raças e o subdesenvolvimento de alguns países. No final do século XIX surgem diversas teorias sobre a etiologia do crime. Algumas delas atribuíam aos caracteres raciais um fator determinante na formação do sujeito criminoso. Nina Rodrigues e Mendes Correia analisaram essas teorias e sua veracidade em seus países. Procuro aqui apresentar o pensamento desses dois intelectuais a partir dos livros “As raças humanas e a responsabilidade penal no Brasil” (1894), “Mestiçagem, degenerescência e crime” (1899) e “Os africanos no Brasil” (1932), de Nina Rodrigues e “Os criminosos Portugueses” (1913) de Mendes Correia.
Descrição: ALVES, Gerson dos Santos. Nina Rodrigues, Mendes Correia e as teorias raciais do início do século XX. 2014. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2014.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/166
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alves, Gerson dos Santos.pdf692,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.