Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/167
Título : José de Alencar
Otros títulos : representação política na Província do Ceará na seca de 1877-1879
Autor : Silva, Geysa Danielle Barbosa de Moura
Palabras clave : Ceará
Política e governo
Secas
Fecha de publicación : 2015
Citación : SILVA, G. D. B. de M. (2015)
Resumen : A fome no Ceará desencadeada pela seca de 1877-1879 constituiu uma consequência típica, porém, desastrosa, em termos estatísticos, para a província comparativamente a outros períodos longos de estiagem. Todavia, as implicações decorrentes deste período específico não podem ser atribuídas, tão somente, ao fenômeno natural; diversos fatores de natureza política, econômica e social concorreram para que milhares de cearenses perdessem a vida pela falta de alimentos. Os problemas sociais causados pela estiagem fomentaram uma busca incessante por eventuais responsáveis pela inércia das representações governamentais no âmbito da província e da própria esfera nacional. Este trabalho tem como objetivo analisar algumas críticas feitas ao Deputado José de Alencar, acusando-o de ter contribuído, supostamente, por meio de alguns de seus discursos políticos, para o agravamento da calamidade na província do Ceará durante os anos de 1877 a 1879. Para isso, foi preciso investigar as origens dessas críticas, suas bases, motivações e, sobretudo, as fontes sobre as quais foram compostas, proporcionando um novo entendimento acerca dos discursos de Alencar que têm ecoado durante anos, mesmo após o fim da estiagem.
Descripción : SILVA, Geysa Denielle Barbosa de Moura. José de Alencar: Representação política na província do Ceará na seca de 1877-1879. 2015. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2015.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/167
Aparece en las colecciones: Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Geysa Danielle Barbosa de Moura Silva.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.