Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/171
Título: O Paraíso é aqui! Prosperidade, cura e libertação na Igreja Universal do Reino de Deus
Autor(es): Araújo, Isaac Bruno Oliveira
Palavras-chave: Igreja Universal do Reino de Deus
Igreja e problemas sociais
Religião
Religião e cidadania
Data do documento: 2014
Citação: ARAÚJO, I. B. O. (2014)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal discorrer sobre como se articulam os conceitos de Prosperidade, Cura e Libertação na Igreja Universal do Reino de Deus. Esses três conceitos são de fundamental importância, pois eles constituem o tripé teológico-doutrinário que sustenta todo o aparato religioso, midiático e empresarial da Igreja referida. O foco da Igreja Universal na oferta de bênçãos materiais aos seus fiéis através de serviços mágico-religiosos, centrados na aspiração de uma vida plena no céu, nos faz perceber que na Igreja estudada, a valorização do mundo terreno com todos os seus benefícios, se situam hierarquicamente acima dos valores – metafísicos e morais – apregoados historicamente pelo cristianismo. Para alcançar esse objetivo buscamos incialmente rastrear a origem dos movimentos pentecostais e neopentecostais, que é a corrente à qual a Igreja Universal filia-se conceitualmente. Em seguida apresentamos a Teologia da Prosperidade, rastreando seu surgimento no cenário religioso internacional, bem como as peculiaridades que essa teologia possui na Igreja Universal, de modo particular. Logo depois, desenvolvemos os conceitos de Cura e Libertação que são empregados na teologia neopentecostal, juntamente com as práticas de exorcismo, que consistem no método fundamental – dentro da cosmologia iurdiana – para se alcançar as bênçãos prometidas pela igreja aos seus fiéis. Nesse trabalho, buscamos realizar uma pesquisa bibliográfica considerável e que fosse capaz de interpretar teoricamente os fenômenos observados na pesquisa de campo, realizada em um templo da Igreja Universal, na cidade de Redenção-CE. Acreditamos que a união entre a teoria – com a análise de livros, artigos e teses acadêmicas de grandes estudiosos do campo da sociologia das religiões – e a prática – com a observação de cultos da Igreja Universal, bem como a realização de uma entrevista com um membro da Igreja – pode nos oferecer uma importante análise e talvez uma singela contribuição à compreensão dos fenômenos religiosos estudados.
Descrição: ARAÚJO, Isaac Bruno Oliveira. O paraíso é aqui! Prosperidade, cura e libertação na igreja Universal do Reino de Deus. 2014. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2014.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/171
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isaac Bruno Oliveira Araújo.pdf615,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.