Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1727
Título: Identificação e preservação das nascentes no Estado do Ceará
Autor(es): Machado, Carolina Barroso
Palavras-chave: Hidrologia
Nascentes
Preservação
Data do documento: 2018
Citação: MACHADO, C. B. (2018)
Resumo: O Brasil é um país privilegiado quanto à distribuição de água, dados afirmam que 20% da água doce do planeta estão em nosso território. Analisando os dados e a nossa situação atual, constatamos que esta abundância de água não é verídica e a manutenção de qualidade e quantidade de água dos nossos mananciais está comprometida devido a redução dos índices pluviométricos a cada ano, o desmatamento, a destruição das matas ciliares, o uso inadequado dos solos e a má gestão dos recursos entre outros fatores que levam a redução e destruição dos locais onde afloram naturalmente á água subterrânea, nossas nascentes. O conhecimento sobre a importância das nascentes, métodos de preservação e as leis que regem sua conservação, é essencial para uma gestão hídrica de forma economicamente viável e ambientalmente sustentável. Acreditando nisso, no ano de 2015, o SENAR/AR-CE aderiu ao Programa Especial de Proteção de Nascentes criado pelo Sistema CNA/SENAR, visando conscientizar produtores rurais e técnicos do nosso estado sobre a importância deste tema. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados obtidos pela instituição no referido Programa. Após a realização de diversas reuniões em sindicatos rurais e da mobilização de produtores rurais e técnicos relacionados à área, foram executados os cinco simples passos identificar e cercar as nascentes, limpar a área, controlar a erosão e replantar espécies e em apenas sete meses de execução do Programa, mobilizando sindicatos rurais, produtores rurais e técnicos relacionados à área foi possível identificar e proteger mais de cem nascentes espalhadas em várias regiões do estado, comprovando que, por meio do entendimento sobre o assunto e da preservação podemos modificar a realidade do homem do campo.
Descrição: MACHADO, Carolina Barroso. Identificação e preservação das nascentes no Estado do Ceará. 2018. 39 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável - IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1727
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINA BARROSO MACHADO TCC.pdf2018_mono_cbmachado.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.