Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1728
Title: A construção da argumentação no discurso de abertura da Presidência Aberta na Região de Gabu/Guiné-Bissau
Authors: Cá, Carmolino
Keywords: Guiné-Bissau
Presidência Aberta
Construção da Argumentação
Ethos
Issue Date: 2018
Citation: CÁ, C. (2018)
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar a construção da argumentação presente no discurso político proferido pelo presidente José Mário Vaz na abertura da sua Presidência Aberta na Região de Gabu-Guiné-Bissau. Para isso, utilizaremos o modelo de análise textual e retórico da argumentação desenvolvido por Garantizado Júnior (2015) para fazer a análise do corpus deste trabalho. Para este pesquisador, a argumentação se constitui em dois planos: Plano Externo ao texto e no plano interno (Componente Genérico, Componente Sequencial e Componente Retórico). Metodologicamente, buscamos o discurso oral do presidente na plataforma Youtube (em crioulo) e, em seguida, fizemos a tradução do texto para português. Os resultados apontaram que o locutor precisou dos elementos externos para contextualizar o público sobre a real situação da crise que o país vivia, interferindo nos demais componentes da argumentação, culminando, assim, com a projeção de um ethos positivo do locutor.
Description: CÁ, Carmolino. A construção da argumentação no discurso de abertura da Presidência Aberta na Região de Gabu/Guiné-Bissau. 2018. 23 f. Artigo(Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literaturas-ILL, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1728
Appears in Collections:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARMOLINO CÁ TCC.pdf2018_art_cca.pdf400,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.