Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/173
Título: Um olhar literário sobre a libertação da Guiné-Bissau
Título(s) alternativo(s): a última tragédia (1995) de Abdulai Silá
Autor(es): Buaiga, Joel Victor
Palavras-chave: Literatura Africana
Guiné Bissau
Identidade
Data do documento: 2015
Citação: BUAIGA, J. V. (2015)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a obra literária A última tragédia (2011), de Abdulai Silá, no que concerne à temática da guerra de libertação em Guiné-Bissau. Para tal fim, foi proposta, em complementação à problematização do olhar literário impresso na narrativa, uma breve análise do processo histórico da guerra de libertação guineense e do papel da literatura, como sistema cultural, simbólico e ideológico, nesse processo. Defende-se, portanto, que a produção literária guineense do século XX foi fundamental tanto para dar solidez às demandas presentes na guerra de libertação (funcionando simultaneamente como arma ideológica para a reconstrução de uma autoestima de guinendade e como ferramenta de fomento e divulgação de estratégias para se obter/desenvolver um pensamento crítico quanto à colonização) quanto para questionar os resultados obtidos após a guerra, com a independência. Dentro desse contexto, analisa-se, assim, o que propõe, literariamente, A última tragédia.
Descrição: BUAIGA, Joel Victor. Um olhar literário sobre a libertação da Guiné-Bissau: a última tragédia (1995) de Abdulai Silá. 2015. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2015.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/173
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joel Victor Buaiga.pdf351,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.