Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1753
Título: Uso da energia solar: o caso do projeto de minigeração fotovoltaica em uma IFES
Autor(es): Jesus, Marizelia Sales de
Palavras-chave: Energia - Fontes alternativas - Brasil
Energia solar - Brasil
Geração de energia fotovoltaica - Brasil
Instituição Federal de Ensino Superior - Projetos
Data do documento: 23-Jun-2018
Citação: JESUS, M. S. (2018)
Resumo: Diante de uma crise ambiental sem precedentes, a gradativa preocupação com a questão ambiental e a necessidade de uma diversificação da matriz energética impulsionaram a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como é o caso da energia oriunda da fonte solar. Nesse âmbito, o Brasil é um país rico em recursos naturais renováveis, porém não tem utilizado o potencial de produção da energia solar. Diante deste cenário, este trabalho objetiva analisar o uso da energia solar por uma IFES – Instituição Federal de Ensino Superior como forma de proporcionar a sustentabilidade em sua gestão energética. Como metodologia para realização desta pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa. Quanto aos fins, optou-se pela realização de uma pesquisa descritiva. A coleta de dados foi conduzida por meio da técnica de entrevista semiestruturada e pela análise documental. Os resultados mostram que além dos ganhos financeiros e autonomia energética para a instituição, foram relatados outros ganhos institucionais, como a análise contínua das condições qualitativas de energia da instalação elétrica da Unidade Consumidora, o aumento e o impacto na produção científica para comunidade acadêmica, a existência de um laboratório a céu aberto de minigeração a partir de painéis fotovoltaicos, a formação de mão de obra altamente especializada, além do fomento para a criação de um pólo tecnológico para a região, promovendo desenvolvimento regional e sustentável.
Descrição: JESUS, Marizelia Sales de. Uso da energia solar: o caso do projeto de minigeração fotovoltaica em uma IFES. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1753
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_marizeliajesus.pdf2018_mono_marizeliajesus.pdf822,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.