Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1764
Título: O acolhimento e o processo de gestão para a integração do usuário
Autor(es): Miranda, Aline Santos de
Palavras-chave: Acolhimento nos serviços de saúde - Brasil
Cuidados primários de saúde - Brasil
Sistema Único de Saúde (Brasil). Unidade de Atenção Primária à Saúde
Data do documento: 17-Dez-2019
Citação: MIRANDA, A. S. (2019)
Resumo: O processo de trabalho em saúde vem sendo discutido principalmente no que se refere à atenção primária. A capacidade do cuidar para os trabalhadores da área de saúde é um grande desafio. Uma construção diária no trabalho de atenção e da Gestão em saúde. Nesta visão, o acolhimento se torna uma ferramenta necessária para a reorganização do processo de trabalho em saúde, já que expressa uma atitude de inclusão numa prática de ação facilitadora e transformadora da realidade. Desta forma, este estudo teve como objetivo geral: Compreender e descrever o processo de trabalho por meio do acolhimento para garantir o acesso ao usuário apresentado em artigos científicos. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, baseada nos artigos publicados em periódicos científicos nacionais no período de 2009 a 2019, realizada entre agosto e dezembro de 2019, com base de dados eletrônicas disponíveis nos Portais BVS, LILACS SciELO. Foram localizados 431 artigos, sendo 10 estudos selecionados e analisados. Os dados foram categorizados de acordo com a temática de cada pesquisa, a saber: “O Acolhimento como modelo assistencial na atenção básica” e “A organização na atenção básica para a prática do acolhimento”. Resultados: Os dez estudos compuseram a amostra com níveis de evidência IV. Revelaram que o acolhimento é um grande desafio, cheio de tensões. É indispensável investir em ações diversas, buscando ajudar os usuários em suas necessidades e especificidades. Conclusão: Se faz necessário à busca de novas abordagens e estratégias para que o acolhimento na atenção primária tenha seu processo mais organizado.
Descrição: MIRANDA, Aline Santos de. O acolhimento e o processo de gestão para a integração do usuário. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1764
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_arti_alinemiranda.pdf2019_arti_alinemiranda.pdf178,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.