Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1773
Título: Evolução da expectativa da vida das mulheres pós implementação do Sistema Único de Saúde (SUS): um estudo comparativo
Autor(es): Silva, Caroline Santana da
Palavras-chave: Expectativa de vida - Brasil - Mulheres
Sistema Único de Saúde (Brasil) - Estatísticas
Data do documento: 17-Dez-2019
Citação: SILVA, C. S. (2019)
Resumo: Considerando a legitimidade e importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para a saúde pública no âmbito da sociedade brasileira e da saúde da mulher, o presente trabalho objetiva analisar a evolução da mortalidade entre mulheres a partir de 1980, década em que ocorre a criação do SUS e as últimas três décadas a fim de avaliar o potencial desse indicador para análise do sistema de saúde pública no escopo da assistência às mulheres. A fonte de dados utilizada foi o IBGE a partir das pesquisas PNAD e PNS. A partir de dados acerca da expectativa de vida ao nascer para mulheres e homens (como referência), expectativa de sobrevida aos 65 anos e da probabilidade de uma pessoa aos 60 anos alcançar os 80, realizou-se discussão acerca das políticas implementadas pelo SUS em relação ao público feminino. Observou-se que houve intervenção governamental em problemáticas de saúde para todas as faixas etárias analisadas. Contudo, entende-se que o indicador de mortalidade não apresenta sensibilidade em relação a determinados fatores de influência, sobretudo em relação heterogeneidades regionais, sobre a qualidade de vida da população.
Descrição: SILVA, Caroline Santana da. Evolução da expectativa da vida das mulheres pós implementação do Sistema Único de Saúde (SUS): um estudo comparativo. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1773
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_mono_carolinesilva.pdf2019_mono_carolinesilva.pdf287,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.