Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1775
Título: Consórcios públicos de saúde no Estado da Bahia: expansão e democratização de acesso ao SUS
Autor(es): Dias, Danival Pereira
Palavras-chave: Consórcios - Brasil
Saúde pública - Bahia - Administração
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Data do documento: 17-Dez-2019
Citação: DIAS, D. P. (2019)
Resumo: O implemento dos Consórcios Públicos de Saúde têm se ampliado em todo território nacional, sobretudo, em tempos de recursos públicos escassos, como alternativa à gestão compartilhada e regionalizada de saúde. Especificamente no Estado da Bahia, Unidade da Federação com dimensões territoriais continentais e que conta com 417 (quatrocentos e dezessete) municípios, tais equipamentos proporcionam a democratização do acesso ao Sistema Único de Saúde, ampliando a oferta e gerando economia aos entes federativos consorciados. Este trabalho visa analisar e demonstrar a atual situação estrutural dos Consórcios Públicos de Saúde no Estado da Bahia, descrevendo conceitos e informações básicas para uma boa compreensão sobre os mesmos, apontando, que o estabelecimento e a regulamentação do Consórcio Público como ferramenta de gestão, sobretudo, na carente e delicada área de saúde, configura-se como uma das mais assertivas políticas públicas adotadas pelo estado da Bahia, com fins à ampliação do acesso e melhoria da qualidade dos serviços de saúde, bem como, à otimização dos recursos públicos.
Descrição: DIAS, Danival Pereira. Consórcios públicos de saúde no Estado da Bahia: expansão e democratização de acesso ao SUS. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1775
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_arti_danivaldias.pdf2019_arti_danivaldias.pdf276,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.