Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1776
Título: Atuação do enfermeiro gestor diante do cuidado humanizado na Unidade de Terapia Intensiva - UTI
Autor(es): Pereira, Diego da Silva Santos
Palavras-chave: Enfermeiro e paciente - Brasil
Humanização dos serviços de saúde
Sistema Único de Saúde (Brasil). Unidade de Terapia Intensiva
Data do documento: 17-Dez-2019
Citação: PEREIRA, D. S. S. (2019)
Resumo: O cuidado é um ato que deve estar presente em todos os âmbitos da vida do ser humano. Todavia cuidado humanizado é a forma de expressar vínculo com o outro indivíduo, com a finalidade de se obter uma vida íntegra, não se restringindo apenas em atividades, que proporcionam meios de sobrevivência. Este artigo tem como objetivo analisar a necessidade do cuidado humanizado na Unidade de Terapia Intensiva, tendo em vista o papel do enfermeiro como gestor apresentado na produção científica. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa com pesquisa de estudos primários realizados nas bases de dados ScientificElectronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF), abrangendo os estudos publicados entre janeiro de 2002 a julho de 2019. Os resultados obtidos foram organizados em uma amostra final constituída de 17 publicações e evidenciou-se que o enfermeiro gestor tem ciência do cuidado humanizado desde o período de ensino-aprendizagem acadêmico, contudo na prática o cuidado às vezes é escasso por conta da grande demanda que a Unidade de Terapia Intensiva – UTI – oferece aos profissionais, potencializado pela tecnologia existente neste setor. Mas o enfermeiro precisa saber gerenciar todas as suas atividades laborais e ter sempre uma visão holística sobre o paciente. Desta forma, pode-se concluir que o enfermeiro gestor apesar de muitos desafios que o mesmo possui dentro da unidade de terapia intensiva, deve ter um olhar biopsicossocial para com o cliente e seus familiares, sabendo relacionar-se com a equipe e, sobretudo consigo mesmo para assim ofertar um cuidado humanizado.
Descrição: PEREIRA, Diego da Silva Santos. Atuação do enfermeiro gestor diante do cuidado humanizado na Unidade de Terapia Intensiva - UTI. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1776
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_arti_diegopereira.pdf2019_arti_diegopereira.pdf268,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.