Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1782
Título: Sistematização da Assistência de Enfermagem ao paciente com HTLV: proposta de elaboração de instrumento para a assistência
Autor(es): Dias, Elaine de Araújo
Palavras-chave: Assistência de enfermagem
Cuidados de enfermagem - Planejamento
Vírus Linfotrópico de Células T - Enfermagem
Data do documento: 17-Dez-2019
Citação: DIAS, E. A. (2019)
Resumo: Os diagnosticados com Vírus Linfotrópico de Células T encontram dificuldades entre o sistema de saúde e as demais instituições gestoras de políticas e programas na produção e gerenciamento do cuidado deste público. Compreende-se que, para que se tenha uma assistência de enfermagem adequada e individualizada é necessária a aplicação de uma Sistematização da Assistência de Enfermagem. Objetivou-se elaborar uma ficha de atendimento direcionada às pessoas soropositivas para HTLV que realizam acompanhamento em um centro especializado. Para a coleta foi utilizada a técnica de análise da ficha de atendimento direcionada a diagnosticados com HTLV, confrontando os dados que contém na ficha com os dados de diagnósticos atrelados a soropositivos. O critério de dados inseridos na nova ficha clínica foi seguido a partir dos diagnósticos de enfermagem da NANDA 2018-2020 mais prevalentes: Eliminação urinária prejudicada; incontinência urinária de urgência e funcional; deambulação prejudicada; mobilidade física prejudicada; intolerância á atividades; baixa auto estima crônica e situacional; ansiedade e sentimento de impotência. A nova ficha auxiliara na prestação do serviço a este público por trazer informações que compõem dados que auxiliarão na identificação, implementação e avaliação do processo de adoecimento destes diagnosticados. O presente estudo permitiu uma reflexão quanto às características comuns aos pacientes sintomáticos para o HTLV, que geraram a construção da ficha clínica de avaliação desse público proposta nesta investigação, o que auxiliará o profissional de enfermagem envolvido no atendimento e aos pacientes fornecendo ferramentas para o planejamento da assistência.
Descrição: DIAS, Elaine de Araújo. Sistematização da Assistência de Enfermagem ao paciente com HTLV: proposta de elaboração de instrumento para a assistência. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1782
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_mono_elainedias.pdf2019_mono_elainedias.pdf923,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.