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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1796
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cambanco, Júlio | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-27T18:57:08Z | - |
dc.date.available | 2020-02-27T18:57:08Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | CAMBANCO, J. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1796 | - |
dc.description | CAMBANCO, Júlio. Políticas públicas e desenvolvimento na Guiné-Bissau. 2017. 80 f. Monografia(Graduação) - Curso de Bacharelado em Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho versa sobre as políticas públicas e o desenvolvimento da Guiné-Bissau, com especial atenção a política educacional. Parte da noção de que o desenvolvimento está correlacionado ao alcance de uma qualidade de vida, não dependendo apenas de recursos econômicos ou do crescimento do PIB, mas, também, de acesso às condições básicas, como o acesso à educação e a saúde, que permitem a expansão da liberdade dos indivíduos, como propôs Amartya Sen (2010). Também se apoia na ideia de que as políticas públicas de educação são instrumentais para o alcance do desenvolvimento. Deste modo, objetivou analisar os programas de educação básica guineenses, formulados a partir das diretrizes dos dois últimos DENARPs, à luz da literatura sobre desenvolvimento e políticas públicas de educação. A finalidade é verificar se as políticas adotadas contribuem para a emancipação do cidadão guineense. Para alcançar esse objetivo adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, que combinou duas técnicas de investigação, a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Esta última favorece a sistematização do histórico das políticas educacionais na Guiné-Bissau, e o levantamento dos dados e informações que foram analisadas à luz das literaturas sobre desenvolvimento e políticas educacionais Os resultados sugerem que a problemática políticoinstitucional ainda afeta a implementação de políticas públicas no país, e, consequentemente, é necessário que o Estado assuma suas responsabilidades no setor da Educação, de modo a buscar e efetivamente implementar medidas que visem ao bem-estar da população guineense. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação - África Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas e desenvolvimento na Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Administração Pública Presencial |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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