Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1806
Título: O acolhimento nos serviços de enfrentamento ao Câncer de Colo do Útero (CCU) no município de Santaluz - BA
Autor(es): Oliveira, Rudiney Roza Dias de
Palavras-chave: Acolhimento nos serviços de saúde - Santaluz (BA)
Colo uterino - Câncer - Santaluz (BA)
Data do documento: 17-Jan-2020
Citação: OLIVEIRA, R. R. D. (2020)
Resumo: Diante da elevada prevalência e morbimortalidade, o câncer do colo do útero é considerado um importante problema de saúde pública. O estudo visa compreender a dinâmica da gestão municipalizada do SUS, efetuando um recorte mais específico nas atividades pertinentes ao enfrentamento ao câncer do colo uterino. Uma vez que a efetivação de processos de controle a este tipo de câncer implica entre outros fatores uma atuação diferenciada dos gestores municipais de saúde. Desta forma, este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória de natureza bibliográfica e de campo que tem por finalidade refletir acerca das estratégias utilizadas pela gestão municipal de saúde e o acolhimento nos serviços de enfrentamento ao câncer do colo do útero no município de Santaluz/BA. Ao final do estudo foi possível perceber que é imprescindível que se trabalhe a atenção à saúde da mulher de maneira mais centrada, principalmente na educação e na informação sobre a doença com foco em humanização buscando contribuir de maneira significativa para o enfrentamento do câncer de colo uterino. Concluiu-se que a gestão em saúde é parte indissociável das práticas e da atenção em saúde e compreende um conjunto de processos administrativos e gerenciais essenciais à melhoria e ou ao aperfeiçoamento da gestão municipal.
Descrição: OLIVEIRA, Rudiney Roza Dias de. O acolhimento nos serviços de enfrentamento ao Câncer de Colo do Útero (CCU) no município de Santaluz - BA. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1806
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_arti_rudineyoliveira.pdf2020_arti_rudineyoliveira.pdf304,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.