Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1808
Título: Contexto histórico da pesquisa clínica: uma reflexão sobre as perspectivas na área da Enfermagem em Saúde Coletiva no Brasil
Autor(es): Nepomoceno, Lucas Rocha
Palavras-chave: Clínica médica - Pesquisa - Brasil
Enfermagem - Pesquisa - Brasil
Saúde coletiva - Brasil
Data do documento: 10-Nov-2018
Citação: NEPOMOCENO, L. R. (2018)
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo realizar um levantamento histórico sobre a pesquisa clínica em saúde coletiva no Brasil, abordando a inserção do enfermeiro na sua operacionalização e destacar sua relevância no campo da saúde coletiva no Brasil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e exploratório. A busca foi realizada no Portal CAPES, a partir dos seguintes descritores: Enfermagem baseada em evidências; Pesquisa em Enfermagem e Saúde Coletiva; Pesquisa clínica em enfermagem; Ética em pesquisa; Especialidades em Enfermagem; Pesquisa Clínica. Esta revisão contemplou 19 artigos publicados em periódicos no período de 2002 a 2015, no idioma português, na íntegra por atenderem as necessidades do estudo. Mediante análise dos textos verificou-se que o enfermeiro está inserido nos centros de pesquisa, tendo atribuições relacionadas à assistência, supervisão, coordenação de estudos, triagem dos sujeitos, ligações com o Comitê de Ética em Pesquisa, treinamentos, bem como educação continuada no campo da saúde pública/coletiva. Dessa forma, a pesquisa clínica em enfermagem é relevante para a prática baseada em evidências, para o aperfeiçoamento do enfermeiro enquanto sujeito transformador na rede de ações e serviços de saúde.
Descrição: NEPOMOCENO, Lucas Rocha. Contexto histórico da pesquisa clínica: uma reflexão sobre as perspectivas na área da Enfermagem em Saúde Coletiva no Brasil. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1808
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_arti_lucasnepomoceno.pdf2018_arti_lucasnepomoceno.pdf350,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.