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dc.contributor.authorCardoso, Lauro José de Assunção Rosa-
dc.date.accessioned2020-07-08T16:18:18Z-
dc.date.available2020-07-08T16:18:18Z-
dc.date.issued2020-01-28-
dc.identifier.citationCARDOSO, L. J. A. R. (2020)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1834-
dc.descriptionCARDOSO, Lauro José de Assunção Rosa. A representação de São Tomé e Príncipe nos textos de apoio de História (1470-1595): análises e propostas didáticas. 2020. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEssa monografia tem como objetivo analisar, problematizar e apresentar possíveis abordagens e fontes históricas, para determinados temas presentes nos textos de apoio de História de São Tomé e Príncipe nos séculos XV e XVI, desde 7ª Classe à 12ª Classe do ensino secundário. Tendo em vista uma posterior escrita de livros didáticos para esses anos escolares, a partir de análises críticas que contribuam para a construção desses manuais, com a perspectiva de colmatar e dar visibilidade à ausência dos mesmos nas instituições escolares santomenses, da mesma maneira que, essse tema precisa ter seu protagonismo, pois é pouco debatido no currículo escolar nacional santomense. No decorrer desse trabalho, mediante uma pesquisa bibliográfica, fizemos uma contextualização dos conceitos de representação e livro didático como categorias de pensamento importantes para uma reflexão sobre os textos de apoio, que medeiam o ensino e a aprendizagem de História no arquipélago. Assim como, não perdemos de vista o aspecto cultural, pedagógico e político, no qual, as discussões sobre esses textos e os livros didáticos acabam por estar conectadas com a sociedade e a realidade nas ilhas. Ainda nessa monografia, trouxemos depoimentos, trechos e análises de entrevistas sobre as experiências dos discentes universitários santomenses presentes no Campus dos Malês - Unilab, acerca do tema representação, textos de apoio e livro didático, com base nas suas vivências enquanto antigos estudantes de História em São Tomé e Príncipe. Sem esquecer, obviamente, as análises realizadas, a problematização e a apresentação de fontes históricas nos textos de apoio, que podem contribuir na promoção de debates e referenciais teóricos que visam uma futura produção de livros didáticos, cuja função é o de valorização e priorização da História de São Tomé e Príncipe para o sistema educacional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIdentidade social nos livros didáticospt_BR
dc.subjectSão Tomé e Príncipe - História - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSão Tomé e Príncipe - História - 1470-1595pt_BR
dc.titleA representação de São Tomé e Príncipe nos textos de apoio de História (1470-1595): análises e propostas didáticaspt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em História (São Francisco do Conde)

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