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dc.contributor.authorSantos, Rafaela Bacelar-
dc.date.accessioned2020-07-10T19:28:39Z-
dc.date.available2020-07-10T19:28:39Z-
dc.date.issued2020-02-07-
dc.identifier.citationSANTOS, R. B. (2020)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1844-
dc.descriptionSANTOS, Rafaela Bacelar. “Eu gosto mais dos branquinhos.” Interações e brincadeiras: a construção da identidade étnico-racial de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar, por meio de narrativas, como crianças de séries iniciais do Ensino Fundamental escolhiam seus pares, considerando seus pertencimentos étnico-raciais, para o desenvolvimento de brincadeiras e de interações, dentro e fora do contexto escolar. A pesquisa foi realizada com alunos e alunas das séries iniciais de uma escola de Ensino Fundamental, localizada no município de São Francisco do Conde–Ba. No total, 6 (seis) crianças, na faixa-etária de 8 anos de idade, participaram, como sujeitos da pesquisa. Especificamente, o estudo buscou: (1) Perceber como crianças em suas interações e brincadeiras escolhiam seus pares, considerando seus pertencimentos étnico-raciais; (2) Identificar quais critérios que crianças as das séries iniciais do Ensino Fundamental utilizavam para a escolha de seus pares, em processos de interações e de brincadeiras, dentro e fora do contexto escolar; e (3) Perceber se os critérios utilizados pelas crianças poderiam ser comparados aqueles utilizados por crianças em espaços de Educação Infantil, a partir de pesquisas realizadas com o foco na construção da identidade étnico-racial. O referencial teórico considerou: a) aqueles que se vinculam aos estudos do campo da Sociologia da Infância, compreendendo a criança como sujeito social e de direito b) aqueles que compreendem as interações e as brincadeiras como fundamentais para a construção da identidade e do desenvolvimento das crianças e, ainda, c) aqueles vinculados à compreensão de que a raça é uma construção social, particularmente os Estudos Culturais que entendem a Identidade, também, como uma construção social. Em termos metodológicos, a pesquisa considerou a abordagem qualitativa, nesse sentido, foram utilizados os seguintes procedimentos para a produção de dados: observação, entrevista-conversa, imagens e desenhos, como estratégias de mediação com as crianças. Os resultados demonstraram que crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental conhecem e empregam as categorias étnico-raciais, da mesma forma que as crianças que se encontram em espaços de Educação Infantil, adolescentes e adultos; ainda, por meio dos resultados, foi possível compreender que elas, as crianças, selecionavam seus pares considerando os seus pertencimentos étnico-raciais e, o gênero ao qual pertenciam, reproduzindo, assim, o racismo e o preconceito, presentes na sociedade brasileira.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstudantes do Ensino Fundamental - Identidade racialpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectNegros - Identidade racialpt_BR
dc.title“Eu gosto mais dos branquinhos.” Interações e brincadeiras: a construção da identidade étnico-racial de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

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