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dc.contributor.authorKanusse, Elias Flores-
dc.date.accessioned2020-07-16T16:49:26Z-
dc.date.available2020-07-16T16:49:26Z-
dc.date.issued2020-01-20-
dc.identifier.citationKANUSSE, E. F. (2020)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1863-
dc.descriptionKANUSSE, Elias Flores. Ensino de Língua Portuguesa em Angola: um olhar à Província do Namibe. 2020. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa se propõe a analisar os livros didáticos de Língua Portuguesa da 7ª a 13ª classe de Angola. Acerca disso, nossa grande preocupação recai sobre a realidade do ensino em Angola, especificamente sobre a província do Namibe, haja vista que alunos frequentam a escola, mas sentem que não sabem falar português, muito embora seja a língua efetivamente materna da maioria dos alunos. A fim de realizar esse estudo, partimos da hipótese de que a norma linguística que fundamenta os livros didáticas angolanos é a portuguesa, ou seja, a variedade europeia do idioma. Nesse sentido, o português angolano não é considerado na elaboração dos livros didáticos e, por isso, os alunos angolanos têm sua autoestima prejudicada pela forma como o ensino é conduzido. É importante salientar que, fundamentalmente, o foco desse estudo recai sobre a província do Namibe, que fica situada na região sul de Angola. Para a realização desse estudo, estabelecemos como objetivo geral a análise do contexto contemporâneo do ensino de língua portuguesa em Angola, mais especificamente na Província do Namibe. Com esse intuito, esse trabalho enquadra-se teoricamente na Sociolinguística, que é o ramo da Linguística que estuda especificamente a relação entre a língua e a sociedade. A pesquisa está focada na Sociolinguística Educacional, que se dedica a compreender como as diferenças e mudanças linguísticas devem ser tratadas dentro da sala de aula. Para este trabalho, temos três perspectivas metodológicas que são: 1) compreensão teórica da sociolinguística, através dos textos teóricos; 2) análise dos livros didáticos da 7ª a 12ª classe; e 3) entrevista com alunos do Namibe, para compreender como é ensinado a eles a Língua Portuguesa. É importante salientar que as entrevistas foram realizadas via aplicativo de mensagens Whatsapp, por meio da gravação de áudios. Essa metodologia torna viável a realização de entrevistas com pessoas residentes em outro continente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Namibe (Angola)pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Namibe (Angola)pt_BR
dc.subjectSociolinguística - Educação - Namibe (Angola)pt_BR
dc.titleEnsino de Língua Portuguesa em Angola: um olhar à Província do Namibept_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

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