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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1865
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Géssica dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-16T20:47:08Z | - |
dc.date.available | 2020-07-16T20:47:08Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-10 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, G. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1865 | - |
dc.description | SANTOS, Géssica dos. “Ser uma pessoa preta é difícil!” A construção da identidade negra e percepções sobre estereótipos e preconceitos por pré-adolescentes das séries finais do Ensino Fundamental. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho visa analisar, por meio de narrativas de pré-adolescentes, como os estereótipos e preconceitos, impactam a construção de suas identidades étnico-raciais. A pesquisa foi desenvolvida com alunos das séries finais do Ensino Fundamental, de uma escola localizada no município de Santo Amaro-BA. Notadamente, o estudo buscou: conhecer como os alunos pesquisados compreendiam sua vivência como negro e pré-adolescente, perceber como os pré-adolescentes entendiam os estereótipos e preconceitos, compreender, na visão deles, como a escola contribuía ou não, para a construção da identidade negra. O referencial teórico organizado considerou os Estudos Culturais, que entende a Identidade como uma construção social, considerou, também, o conceito de Identidade Negra, cunhado particularmente por Kabengele Munanga e Nilma Limo Gomes. A abordagem qualitativa foi priorizada, sendo que os procedimentos para a produção de dados, foram: a técnica de observação e o grupo focal. Em relação aos resultados, a pesquisa constatou que os pré-adolescentes, apesar de terem consciência de como o racismo pode ser operacionalizado na sociedade brasileira, ainda, em suas idades, a Identidade Negra, que visa uma consciência política e racial, está em início de compreensão por eles, no entanto, os mesmos foram categóricos ao mencionar exemplos de preconceitos e estereótipos, seja no espaço escolar ou em situações do cotidiano, por eles vivenciados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Estudantes do Ensino Fundamental - Santo Amaro (BA) - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Negros - Identidade racial | pt_BR |
dc.subject | Racismo na Educação - Santo Amaro (BA) | pt_BR |
dc.title | "Ser uma pessoa preta é difícil!" A construção da identidade negra e percepções sobre estereótipos e preconceitos por pré-adolescentes das séries finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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