Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1869
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nogueira, Larissa Taiala Amorim | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-20T15:02:51Z | - |
dc.date.available | 2020-07-20T15:02:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-10 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, L. T. A. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1869 | - |
dc.description | NOGUEIRA, Larissa Taiala Amorim. Jogos e brinquedos como uma proposta pedagógica e motivadora no processo de ensino aprendizagem. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança, pois estão presentes na humanidade desde o seu início. O presente trabalho trata do resgate do lúdico como processo educativo na relação ensino-aprendizagem. Possibilitando uma análise da contribuição que os jogos e brinquedos proporciona a formação da criança e do adolescente, a fim de promover um crescimento sadio, um enriquecimento integrante no ensino dos conteúdos curriculares, por meio de uma prática democrática, na qual oportuniza a participação franca, criativa, livre e crítica. Neste ínterim, o presente estudo perpassou por etapas de investigações teóricas bibliográficas, como: KISHIMOTO (1996), LUCKESI (2000), ALMEIDA (2000) & PIAGET(1968) que vêm a debater e contextualizar o lúdico no processo de ensino aprendizagem. A educação procura apropriar-se dos jogos e brinquedos como instrumento imprescindível para o desenvolvimento psíquico e para avanço social do homem. Pensando nisso cada sala de aula tem o seu currículo próprio que enfatiza conteúdo dentro do contexto e interesses do aluno com a finalidade de transmitir valores favoráveis à autodescoberta, a autoestima, e a cooperação. Sendo assim, ensinar brincando e aprender se divertindo torna o ensino uma pratica pedagógica relevante e significativa que liberta o aluno do imobilismo para uma participação ativa, tendo em vista um forte compromisso de transformação e modificação da sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Exercícios e jogos | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.title | Jogos e brinquedos como uma proposta pedagógica e motivadora no processo de ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_mono_larissanogueira.pdf | 2020_mono_larissanogueira.pdf | 301,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.