Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1870
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reis, Mônica Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-20T18:17:00Z | - |
dc.date.available | 2020-07-20T18:17:00Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-05 | - |
dc.identifier.citation | REIS, M. S. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1870 | - |
dc.description | REIS, Mônica Santos. Ensino de gramática: variação linguística nos livros didáticos do Ensino Médio em São Francisco do Conde. 2020. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por tema o ensino de Gramática e a variação linguística nos livros didáticos do Ensino Médio em São Francisco do Conde. Tem por objetivo analisar os livros didáticos de português do ensino médio, na perspectiva da variação linguística e sua abordagem. A escolha deste mote surgiu da necessidade de compreensão e curiosidade em saber como o tema aparece nos materiais didáticos, com o propósito de integrar e aperfeiçoar as aulas de português, conduzindo a implantação de uma metodologia efetiva no processo de ensino-aprendizagem. Almeja-se, com essa ação, transformar as aulas em espaços acolhedores, agradáveis e não corretivos, mas motivando os diversos falares nas instituições de ensino. Com base para o referencial teórico utilizou-se Marcos Bagno; Egon de Oliveira Rangel. Evanildo Bechara; Raimunda Gomes de Carvalho Bellini; Maria Margarete Fernandes de Sousa; Circe Maria Fernandes Bittencourt; Roberto Gomes Camacho; Elenice de Campos; Célia Cristina de Figueiredo Cassiano; Selena Catiusce Goulart Corrêa; Daiane Vithoft de Almeida; Simone de Araújo Dutra; Carlos Alberto Faraco; Maria Helena de Moura Neves; Helênio Fonseca de Oliveira; Sírio Possenti dentre outros. A metodologia empregada foi a análise de duas coleções de livros do ensino médio referentes à disciplina de língua portuguesa. Percebe-se que a variação linguística é vista como fundamental na valorização das multiplicidades linguísticas, com grande potencial de abordagem, porém ainda pouco explorada nos livros didáticos, logo, nas salas de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e línguas - Variação | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa (Ensino Médio) - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Gramática | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos - Brasil | pt_BR |
dc.title | Ensino de gramática: variação linguística nos livros didáticos do Ensino Médio em São Francisco do Conde | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_mono_monicareis.pdf | 2020_mono_monicareis.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.