Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1877
Título: As paráfrases em HQS baseadas em noite na taverna, de Álvares de Azevedo
Autor(es): Delfino, Celeste Cristina de Andrade
Palavras-chave: Paráfrase
Histórias em quadrinhos
Noite na Taverna
Perspectivas
Planos
Data do documento: 2017
Citação: DELFINO, C. C. A. (2017)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como a obra Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo (2005), foi parafraseada nas adaptações para histórias em quadrinhos de Seriacopi (2011) e Patati (2013), levando-se em consideração as perspectivas teóricas de Fuchs (1985) e Fuchs (1982, apud DUARTE 2003). A metodologia utilizada foi pesquisa quantitativoqualitativa. Na pesquisa quantitativa realizamos, após a seleção das paráfrases da obra original, a coleta e a análise dos dados através de procedimentos estatísticos, utilizando gráficos que apresentaram as paráfrases e as reproduções ipsis litteris, em que foi possível observar que 40,91%, correspondentes a 63 sentenças retiradas do capítulo I ao Capítulo VII do HQ, são consideradas ocorrências parafrásticas; e 59,09%, correspondente a 91 sentenças, relacionam-se à reprodução ipisis litteris na obra de Seriacopi (2011). Já em Patati (2013), foi possível observar que 92,24%, correspondente a 107 sentenças retiradas do capítulo I ao Capítulo VII do HQ, são consideradas ocorrências parafrásticas, e apenas 7,76%, correspondente a 9 sentenças, relacionam-se à reprodução ipisis litteris. Quanto à pesquisa qualitativa, realizamos a análise das paráfrases a partir das categorias de Fuchs (1985): perspectiva lógica da equivalência, perspectiva gramatical da sinonímia e perspectiva retórica da reformulação; e de Fuchs (1982, apud DUARTE 2003): plano locutivo, plano referencial, plano pragmático e plano simbólico. As estratégias de elaboração de paráfrases são distintas nas duas adaptações de HQ de Seriacopi (2011) e Patati (2013), pois a HQ de Seriacopi é uma versão que tenta ser mais fidedigna à obra original, logo, torna-se mais voltada para um público adulto, contando inclusive com quadrinhos padronizados do início ao fim em preto e branco. Já na HQ de Patati há uma quantidade maior de paráfrases, esta HQ foi um trabalho realizado por vários quadrinistas no qual houve a distinção de cores e modelos de desenhos dos quadrinhos, diferentemente da obra de Seriacopi, em Patati as personagens eram coloridas, além disso, a partir da interpretação do autor e da reprodução do texto, contando com um contexto mais contemporâneo, esta obra torna-se mais voltada para um público juvenil.
Descrição: DELFINO, Celeste Cristina de Andrade. As paráfrases em HQS baseadas em noite na taverna, de Álvares de Azevedo. 2017. 100 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras - IHL, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1877
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CELESTE CRISTINA DE ANDRADE DELFINO TCC Monografia com ficha.pdf2017_mono_ccadelfino.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.