Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1878
Título: Vigilância em saúde
Título(s) alternativo(s): a evolução do conhecimento do trabalho das manicures sobre a prevenção da Hepatite C
Autor(es): Sousa, Ciliane Macena
Palavras-chave: Hepatites
Manicures
Prevenção da hepatite C
Data do documento: 2018
Citação: SOUSA, C. M. (2018)
Resumo: A hepatite, é a inflamação do fígado, se constitui como grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Suas principais causas são: uso de alguns medicamentos, uso de álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes genéticas e metabólicas. Assim, A hepatite C é causada por um vírus transmitido principalmente pelo sangue contaminado, mas a infecção também pode ser passada através das vias sexual e vertical (da mãe para filho). Esta pesquisa tem como objetivo analisar a evolução do conhecimento do trabalho das manicures sobre a prevenção da hepatite C. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva com a abordagem quantitativa, cujos dados foram coletados a partir de entrevistas estruturadas. Tem como cenário ambiente de trabalho das manicures, situado no município de Quixeré/CE. A amostra foi composta por 6 profissionais. A análise dos dados aconteceu através da técnica estatística descritiva. Foi constatado que aparte deste estudo as manicures ainda a falta do conhecimento adequado por parte das mesmas a respeito da maneira correta da utilização e esterilização de seus materiais e os conhecimentos preventivos necessários para que se tenha um controle da transmissão da doença. Notamos que apesar da precariedade que as manicures têm, as mesmas estão aptas e receberam orientações a respeito de como realizar a prevenção correta para com os clientes. Concluiu-se que é necessário promover a reflexão sobre maneiras de uniformizar procedimentos corretos e viabilizar informações que propiciem uma adequação em medidas que se poderão prevenir as manicures de riscos em contrair a hepatite, adotando meios de prevenção na realização e efetividade do seu trabalho, mostrando a importância da adoção de cuidados preventivos, maneiras que não possa ocorrer transmissão da doença.
Descrição: SOUSA, Ciliane Macena. Vigilância em saúde: a evolução do conhecimento do trabalho das manicures sobre a prevenção da hepatite c. 2018. 31 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Limoeiro do Norte, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1878
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CILIANE MACENA SOUSA TCC.pdf2018_mono_cmsousa.pdf558,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.