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Título: A depreensão da intertextualidade como habilidade de leitura no 9° ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): um relato de experiência
Autor(es): Silva, Claudilene Maria Oliveira
Palavras-chave: Intertextualidade
Leitura
9º ano do ensino fundamental
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, C. M. O. (2018)
Resumo: A partir da constatação das dificuldades de depreensão de intertextualidade explícita por parte de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, realizamos uma intervenção didática objetivando desenvolver, por meio de aulas de leitura, a habilidade de depreensão de intertextualidade em textos multimodais com turma do 9ª ano. A partir dos estudos de Kleiman (1989), Antunes (2003) Sampaio (2013) e Cavalcante (2013), preparamos aulas específicas com textos diversos nos quais a presença de outros textos se fazia marcante. Constatamos que os resultados insatisfatórios percebidos na primeira atividade que realizamos foram substituídos por resultados exitosos em nossa atividade concludente, após aulas de leitura em que buscamos despertar os alunos para todo um repertório extratextual, necessário à codificação de textos. Esse artigo, portanto, caracteriza-se como um relato de experiência.
Descrição: SILVA, Claudilene Maria Oliveira. A depreensão da intertextualidade como habilidade de leitura no 9° ano do ensino fundamental: um relato de experiência. 2018. 17 f. Artigo(Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras - IHL, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1879
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