Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/189
Título: Museu Histórico e memorial da Liberdade
Autor(es): Oliveira, Maria Vânia Leite de
Palavras-chave: Museu Memorial da Liberdade
Memória da abolição
Escravidão
Data do documento: 2014
Citação: OLIVEIRA, M. V. L. DE (2014)
Resumo: Este trabalho visa como tema principal à trajetória se construção do Museu Memorial da Liberdade da cidade de Redenção no Ceara. Possuindo uma história marcada por determinação e lutas de diferentes pessoas que sonhavam com um local para resgatar e preservar a memória da abolição na cidade, o Museu Memorial da Liberdade surgiu como uma iniciativa de líderes da cidade, professores e alunos e em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Redenção, durante a comemoração do centenário de abolição da escravidão no Brasil, em 1988. Resolveram colocar em prática a ideia de criar um museu que abrigasse as memórias do tempo da abolição da escravatura, pois compreendiam que a cidade foi de certa forma a pioneira na conquista da liberdade e a criação de um museu seria uma ideia valida para se preservar e valorizar as memórias referentes à escravidão. Exponho essa narrativa em dois capítulos, o primeiro aborda as bases iniciais dos museus no mundo até sua chegada ao Brasil e ao Ceará. Já o segundo traz uma breve história sobre a formação da cidade em seus primórdios e sobre como se deu o processo de implantação do Museu Memorial da liberdade.
Descrição: OLIVEIRA, Maria Vânia Leite de. Museu histórico e memorial da liberdade. 2014. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2014.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/189
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oliveira, Maria Vânia Leite de.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.