Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1894
Título: Legislação ambiental
Título(s) alternativo(s): aspectos administrativo, jurídico e político-criminal
Autor(es): Soto, Daniely Antonia Pereira
Palavras-chave: Meio Ambiente
Legislação
Política criminal
Data do documento: 2018
Citação: SOTO, D. A. P. (2018)
Resumo: Apesar da criação e implementação de leis, normas, diretrizes e outros dispositivos legais visando a preservação e conservação do Meio Ambiente, muitas questões continuam postas em relação a possibilidade de se viver com qualidade de vida em uma sociedade com equilíbrio ecológico e de sustentabilidade. Neste sentido, o presente texto tem como escopo principal promover o debate mais fecundo no âmbito teórico-hermenêutico sobre a legislação ambiental e seus aspectos administrativo, jurídico e político-criminais. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa fundamentada em revisão de literatura pertinente, sobretudo em leis, normas e diretrizes exarados pelos poderes competentes e legalmente constituídos. A abordagem é de cunho qualitativo com técnicas de análise interpretacional. A busca por uma sociedade que preserve e viva equilibradamente com a natureza deve ser uma constante. Esta também tem sido uma causa defendida por muitos como a saída necessária e possível para conciliar o crescimento social com a conservação ambiental. Porém, esta não é uma tarefa fácil, pois terá de superar desafios implantados pela lógica de um mercado volúvel e voraz que tem provocado impactos negativos da urbanização concentrada na perspectiva de uma produção industrial visando o capital lucrativo acima de qualquer coisa. Conclui-se que para vencer a lógica de desenvolvimento via consumismo desenfreado, bem como a diminuição das desigualdades sociais se faz necessário, além da aplicação de sanções previstas no arcabouço jurídico, um trabalho de conscientização mais consistente via educação.
Descrição: SOTO, Daniely Antonia Pereira. Legislação ambiental: aspectos administrativo, jurídico e político-criminal. 2018. 26 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1894
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELY ANTONIA PEREIRA SOTO TCC.pdf2018_mono_dapsoto.pdf636,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.