Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1899
Título: Princípio da eficiência aplicado a administração pública no Município de Mulungu – Ce
Título(s) alternativo(s): a importância de uma administração tributária eficiente
Autor(es): Frazão, Dayanne
Palavras-chave: Eficiência
Arrecadação Tributária
IPTU
Data do documento: 2018
Citação: FRAZÃO, D. (2018)
Resumo: Este trabalho procurou estudar a eficiência aplicada a administração tributária no município de Mulungu - CE, entre os anos de 2014, ano de criação do Código Tributário Municipal - CTM, ao ano de 2017, em um momento em que os municípios brasileiros passam por extrema dificuldade financeira, devido a, entre outros fatores, crise financeira e crise política do Estado, dependendo cada vez mais de repasses da União, para garantir os serviços públicos básicos a sociedade, que por sua vez, cobra dos gestores públicos menos corrupção e mais eficiência na aplicação dos recursos públicos, visto a alta carga tributária do nosso país. Este trabalho utilizou-se de pesquisa exploratória, partindo de um levantamento bibliográfico sobre o tema estudado, utilizando a compreensão dos principais autores, pesquisa descritiva com a utilização de questionário aplicado no Setor de Tributação do Município de Mulungu – CE, no dia 20 de Março/2018, pesquisa quantitativa na exposição dos dados coletados e pesquisa qualitativa na análise dos dados. Buscando verificar (I) se o gestor municipal procura arrecadar receitas, principalmente as decorrentes do IPTU, ou se ele abre mão da competência tributária, (II) verificar se o município dispõe de lei tributária municipal e se existe por parte do Chefe do Executivo um planejamento na arrecadação e aplicação desses recursos, e por fim, (III) apresentar quais motivos levaram a atual administração a incorporar a cobrança deste imposto ao plano de gestão. Verificou-se que a gestão não estipula metas a serem alcançadas na arrecadação do IPTU, e que não faz um planejamento visando a aplicação desses recursos. Devido à dificuldade financeira enfrentada pelo município, as receitas arrecadas quando necessário, são utilizadas para complementar a folha de pagamento dos funcionários do município. Nota-se, porém, que mesmo com essa falta de planejamento, o município conseguiu bons resultados, se comparado aos anos anteriores.
Descrição: FRAZÃO, Dayanne. Princípio da eficiência aplicado a administração pública no Município de Mulungu – Ce: a importância de uma administração tributária eficiente. 2018. 37 f. Monografia(Graduação) - Curso de Bacharelado em Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1899
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAYANNE FRAZAO TCC.pdf2018_mono_dfrazao.pdf522,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.