Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1900
Título: Pacientes com hipertensão arterial sistêmica
Título(s) alternativo(s): perfil de saúde bucal e seus correlatos
Autor(es): Joaquim, Davide Carlos
Palavras-chave: Hipertensão
Saúde bucal
Educação em Saúde
Data do documento: 2020
Citação: JOAQUIM, D. C. (2020)
Resumo: Avaliar os fatores de risco de pacientes acometidos por HAS atendidos em unidades básicas de saúde. Metodologia: Estudo descritivo de cunho quantitativo conduzido com hipertensos atendidos em Unidades Básicas de Saúde do Município de Aratuba – CE. Os participantes responderam um questionário contendo perguntas objetivas e subjetivas. Os dados foram organizados no Excel for Windows, versão 2013, e analisados pelo programa Epi Info versão 7.0.2. Foi realizada análise descritiva das variáveis, obtendo-se as frequências absolutas e relativas. Quanto à avaliação das associações entre as variáveis, foi aplicado o teste de Qui- quadrado de Pearson. Admitiu-se p ≤ 0,05. Resultados: Dos 180 pacientes, 60% eram mulheres, 73,33% tinham histórico familiar da hipertensão, 86,67% tinha controle da doença, 44,44% higienizavam os dentes três vezes ao dia, 53,33% conhecem as patologias orais, 60,00% não tinham a percepção da influência da hipertensão sobre a saúde bucal e 93,33% acreditam que a saúde bucal influencia a saúde geral. Houve uma relação significativa entre participar da ação educativa sobre saúde bucal e conhecer as doenças bucais e seu meios de prevenção. Também, observou-se associação entre escovar os dentes mais de duas vezes por dia e conhecer as doenças bucais e seu meios de prevenção, e ter a percepção influência da hipertensão sobre a saúde bucal. Conclusão: O presente estudo demostrou que a participação na ação educativa e maior frequência da escovação dental diária influenciaram o conhecimento sobre saúde bucal e a percepção da influência desta sobre a saúde geral.
Descrição: JOAQUIM, Davide Carlos. Pacientes com hipertensão arterial sistêmica: perfil de saúde bucal e seus correlatos. 2020. 12 f. Artigo(Especialização) - Curso de Especialização em Saúde da Família, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1900
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAVIDE CARLOS JOAQUIM TCC.pdf2020_art_dcjoaquim.pdf354,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.