Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/191
Título: O uso pedagógico da literatura afro-brasileira na construção da identidade negra
Título(s) alternativo(s): uma pequisa-ação numa escola de Guaíuba-Ce
Autor(es): Garcia, Milena da Silva
Palavras-chave: Negros – Identidade racial – Brasil
Identidade negra
Guaíuba - CE - Educação
Data do documento: 2015
Citação: GARCIA, M. da S. (2015)
Resumo: A sociedade Brasileira é marcada vários estereótipos e preconceitos relacionados à pessoa negra, reconhecer-se como negro é um desafio, pois desde cedo somos educados em uma mentalidade que inferioriza pessoas negras. Pouco se conhece sobre a história e cultura africana e afro-brasileira e o pouco que se conhece é relacionado a escravidão ou com uma ideia de inferioridade. Isto gera como consequência uma desvalorização de padrões da estética negra e a negação de “si” como pessoa negra. Como uma arma para mudar essa realidade tem-se a lei 10.639/2003 que determina o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas, porém apesar de mais de dez anos de implementação desta lei a cultura africana e afro-brasileira ainda é pouco conhecida e pouco valorizada na sociedade brasileira. A partir desse contexto realizamos esta pesquisa que tem como objetivo pesquisar até que ponto e de que forma algumas intervenções pedagógicas acerca da literatura afro-brasileira realizadas numa escola pública municipal de Guaiúba influenciaram na construção da identidade negra e contribuíram para a implementação da lei 10.639/2003. O presente estudo está intitulado por: O uso pedagógico da literatura Afro-Brasileira na construção da identidade negra: uma pesquisa-ação numa escola de Guaiúba-Ce no qual nos utilizamos da literatura afro-brasileira para trabalharmos a questão racial, em especial a temática da construção da identidade em uma turma do 4° ano de uma escola pública do município de Guaiúba-Ce. Realizamos uma avaliação diagnostica com os alunos para obtermos dados referentes ao conhecimento já existente sobre a lei e sobre a cultura africana e afro-brasileira e em seguida aplicamos três oficinas tendo como base livros literários afro-brasileiros com objetivo de transformar a realidade acerca do assunto e de apresentar a professora metodologia para trabalhar a questão racial nessa e em outras turmas. Por último analisamos o alcance de nossas ações e concluímos que as oficinas tiveram um resultado positivo, pois a partir delas os alunos se apropriaram do conhecimento sobre mais personagens negros, e não negros escravizados e inferiorizados e por meio da fala e das atividades dos discentes percebemos que estes passaram a conhecer outra imagem das pessoas negras e a valorizarem aspectos e características da estética negra, contribuindo assim na construção da identidade e na implementação da lei 10. 639/2003.
Descrição: GARCIA, Milena da Silva. O uso pedagógico da literatura afro-brasileira na construção da identidade negra: uma pesquisa-ação numa escola de Guaiúba-CE. 2015. 72 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2015.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/191
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Milena da Silva Garcia.pdf4,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.