Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1924
Título: Violência contra mulher: aspectos normativos e práticas preventivas
Autor(es): Jesus, Larissa Bahia de
Palavras-chave: Brasil. [Lei n. 11.340, de 7 de agosto de 2006] (Lei Maria da Penha)
Violência contra as mulheres - Brasil
Data do documento: 20-Dez-2019
Citação: JESUS, L. B. (2019)
Resumo: O presente estudo tem por finalidade apresentar de maneira pontual uma breve abordagem sobre os aspectos normativos e as práticas preventivas para modos de enfrentamento nas mulheres vítimas de violência doméstica no seu aspecto conceitual sobre a violência doméstica, suas principais repercussões psicológicas identificando os possíveis transtornos causados pela agressão e suas consequências. Discorre-se que a violência doméstica é considerada como um ato decorrente de uma cultura patriarcal reproduzida há séculos, gerando sofrimento e angustia as vítimas que estão permeadas nas várias camadas da sociedade, será abordado o contexto da invisibilidade da violência doméstica além dos aspectos relativos à aplicação da Lei Maria da Penha. Trata-se de uma revisão bibliográfica, foram utilizados artigos indexados nas bases de dados, SCIELO e BSV. Para este estudo, adotaram-se os seguintes descritores: violência, Lei Maria da Penha, mulher. A violência doméstica é um fenômeno que por séculos vem afetando à vida de muitas mulheres, é de grande preocupação esse feito, pois, várias mulheres são agredidas, mortas ou podem desenvolvem algum tipo de transtorno psicológico através deste abuso. Desta forma, o estudo visa oferecer aspectos e normas de prevenção que contribuam para o combate a violência de gênero. Faz-se necessário um enfretamento e reconhecimento de urgência para as políticas públicas e sociais. É imprescindível falar de medidas para prevenir a violência e combater com mais eficácia esse problema que vem prejudicando mulheres no mundo inteiro provocando transtornos psicológicos desde depressão ao transtorno pós-traumático dentre outros. No decorrer da pesquisa pode-se constatar o que é violência doméstica, clico da violência, em seguida consolidando esta luta através da Lei Maria da Penha, sendo elementos reforçadores para reduzir o abuso contra as mulheres, que remotamente havia ficado no campo da invisibilidade por muito tempo.
Descrição: JESUS, Larissa Bahia de. Violência contra mulher: aspectos normativos e práticas preventivas. 2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1924
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_arti_larissajesus.pdf2019_arti_larissajesus.pdf414,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.