Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1939
Título: O impacto de politicas públicas no empoderamento feminino: um estudo com as beneficiárias do Programa Bolsa Família do município de São Sebastião do Passé/BA
Autor(es): Jesus, Maria Eulina Santos de
Palavras-chave: Feminismo - São Sebastião do Passé (BA)
Política pública
Programa Bolsa Família (Brasil)
Data do documento: 6-Jun-2020
Citação: JESUS, M. E. S. (2020)
Resumo: Apesar dos direitos humanos ter avançado no Brasil após a Constituição, ainda há um longo caminho a ser percorrido para o combate da pobreza e da miséria no país. O governo na busca de amenizar essas carências implementou diversas políticas públicas que dispõe para a defesa e a concretização dos direitos sociais dos cidadãos. Dentre as políticas públicas existentes está o Programa Bolsa Família que visa retirar as famílias da pobreza e extrema pobreza, através da transferência de renda realizada preferencialmente à mulher. Focar na interseção entre a mulher e o Programa fortalece ainda mais a importância da pesquisa, pois o recurso concedido contribui para o processo de empoderamento da mulher no sentido de favorecer sua autonomia e propiciar transformações, tanto nas relações de gênero, quanto entre a mulher e seus familiares. O objetivo deste trabalho teve por finalidade conhecer o impacto do Programa Bolsa Família na vida das mulheres beneficiárias do município de São Sebastião do Passé-Bahia. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza descritiva com o aporte teórico de artigos, livros e revistas. Os dados e as informações diretas da realidade dessas mulheres foram conseguidos nas idas ao encontro das mesmas, por meio de um questionário semiestruturado composto por 26 (vinte e seis) questões abertas e fechadas aplicada a 20 (vinte) mulheres, porém a amostra final foi composta por 10 (dez) mulheres beneficiárias que manifestaram interesse em participar da pesquisa. Para análise dos dados, inicialmente foi feito uma tabulação por meio do programa Excel, em seguida adaptou-se o método de análise de conteúdo para compreensão dos dados e relacionar os achados em campo com a literatura. Os resultados apontaram que o Programa Bolsa Família é uma renda transferida para um alívio imediato proporcionando uma redução na situação de pobreza das famílias beneficiárias sebastianenses. Devido ao não acesso às extensões públicas e o isolamento social a amostra foi muito pequena para concluir que o Programa Bolsa Família tenha impactado na vida das mulheres sebastianenses. Mas pode-se afirmar que, essas 10 (dez) mulheres beneficiárias entrevistadas observaram mudanças positivas em suas vidas. Em relação às mudanças apontadas pelas beneficiárias são melhoria nas condições de alimentação, no qual foi o aspecto mais citado, seguido da melhoria no cuidado com a saúde da família e melhoria nas condições de autonomia.
Descrição: JESUS, Maria Eulina Santos de. O impacto de politicas públicas no empoderamento feminino: um estudo com as beneficiárias do Programa Bolsa Família do município de São Sebastião do Passé/BA. 2020. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1939
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_mono_mariajesus.pdf2020_mono_mariajesus.pdf666,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.