Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1943
Título: A escola como LOCUS de cuidado em saúde
Título(s) alternativo(s): uso racional de medicamentos por escolares do Ensino Médio
Autor(es): Silva, Anderson de Sousa
Palavras-chave: Automedicação
Estudantes
Saúde e qualidade de vida
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, A. S. (2018)
Resumo: O uso de medicamentos sem orientação profissional pode causar danos à saúde de qualquer indivíduo. O objetivo da pesquisa foi identificar a incidência de manipulação de fármacos e suas consequências para a saúde dos escolares adolescentes e discutir e mostrar a importância do profissional da educação no âmbito escolar, tendo em vista que sua intervenção é primordial no processo de educação em saúde. A escola deve ser entendida como um espaço de relações, um espaço privilegiado para o desenvolvimento crítico e político, contribuindo na construção de valores pessoais, crenças, conceitos e maneiras de conhecer o mundo e interfere diretamente na produção social da saúde. A parceria entre o setor de Educação e o setor de Saúde, pode se ampliar para envolver outros parceiros na construção de um território mais saudável, de uma comunidade mais saudável, de uma escola mais saudável, fortalecendo as múltiplas instâncias de controle social e o compromisso da comunidade para agir em defesa da vida. Os princípios estabelecidos pela Política Nacional de Atenção Básica, na qual as equipes de Saúde da Família assumem o protagonismo e a responsabilidade pela coordenação do cuidado dos escolares, além do desafio de um processo de trabalho que considere a integralidade das ações, o cuidado longitudinal e o acesso dos escolares às ações específicas do Programa Saúde na Escola, considerando suas diretrizes e prioridades em cooperação com os profissionais da educação. Podemos concluir que a falta de esclarecimento dos estudantes da educação básica a respeito do uso de fármacos e suas consequências para a saúde é um fato, e, que necessita de intervenção em educação e saúde. Portanto, é perceptível, dentro da realidade educacional a banalização da prática da automedicação na adolescência, dando margem para possíveis usuárias permanentes de medicamentos.
Descrição: SILVA, Anderson de Sousa. A escola como LOCUS de cuidado em saúde: uso racional de medicamentos por escolares do ensino médio. 2018. 28 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde da Família, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1943
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDERSON DE SOUSA SILVA TCC SF.pdf2018_mono_assilva.pdf392,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.