Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1957
Título: Conhecimento, prática e atitude de mulheres com câncer de mama
Autor(es): Ferreira, Diego da Silva
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde
Neoplasias da mama
Promoção da Saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Saúde Pública
Data do documento: 2019
Citação: FERREIRA, D. S. (2019)
Resumo: Introdução: O câncer representa um dos principais problemas de saúde pública mundial por causa da incidência e mortalidade. O câncer de mama apresenta-se como o tipo mais comum entre as mulheres. Nesse sentido, considera-se a Atenção Primária à Saúde um ambiente propício para realização de atividades que estimulem a autonomia e empoderamento das mulheres. A Atenção Primária à Saúde é considerada o nível de atenção à saúde que aborda o indivíduo de forma integral na perspectiva individual e/ou coletiva por meio de estratégias e ações de promoção e manutenção da saúde, detecção precoce, prevenção e tratamento de doenças, cura e reabilitação. Objetivo: Avaliar o conhecimento, a atitude e a prática autorreferida das usuárias na detecção precoce do câncer de mama na Atenção Primária à Saúde. Método: Estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa, no qual foi utilizado para coleta dos dados o Inquérito Conhecimento, Atitude e Prática, que caracteriza e avalia o conhecimento, atitude e prática das usuárias nas Unidades de Atenção Primária à Saúde. O estudo foi realizado em duas Unidades de Atenção Primária à Saúde no interior do estado do Ceará. O instrumento contava com 25 questões, objetivas e subjetivas. Os dados foram organizados em planilha do Microsoft Office Excel for Windows e submetidos a análise estatística descritiva no programa EpiInfo versão 7 (CDC–Atlanta). A análise dos dados foi feita por meio de estatística descritiva aplicada às variáveis categóricas do estudo, com a estimação das frequências absoluta e relativa, bem como seus respectivos intervalos de confiança. A coleta aconteceu no período de outubro de 2016 a março de 2017.Foram incluídas na pesquisa as mulheres com idade de 35 anos a 69 anos e tivessem disponibilidade de tempo para responder ao instrumento. Os critérios de exclusão foram: mulheres com alterações neurológicas, incapazes de responder ao questionário. Fizeram parte do estudo 365 usuárias. Destas participantes, um total de 215 (59,0%) teve o conhecimento classificado como regular. No que concerne a atitude, 150 (41,1%) tiveram classificação adequada. Referente a prática, 156 (42,7%) foram classificadas como inadequada. A educação em saúde se configura como uma tática importante para dar autonomia, melhorar conhecimento e empoderar os indivíduos sobre as estratégias preventivas do câncer de mama, obtendo assim impactos positivos no conhecimento atitude e prática. O estudo mostrou um panorama do conhecimento, atitude e práticas das usuárias destacando a necessidade de se intervir neste contexto para melhorar o protagonismo destas usuárias. Diante disso, torna-se imperioso destacar o empoderamento das usuárias para que elas sejam protagonistas do cuidado e autocuidado implementando ações que gerem impacto na detecção precoce e diagnóstico oportuno refletindo na morbimortalidade do Câncer de Mama.
Descrição: FERREIRA, Diego da Silva. Conhecimento, prática e atitude de mulheres com câncer de mama. 2019. 19 f. Artigo (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde da Família, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Guaiuba, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1957
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIEGO DA SILVA FERREIRA TCC Artigo.pdf2019_ant_dsferreira.pdf780,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.