Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoutinho, Douglas Wígner Brasil Maia-
dc.date.accessioned2021-01-19T13:16:52Z-
dc.date.available2021-01-19T13:16:52Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCOUTINHO, D. W. B. M. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1958-
dc.descriptionCOUTINHO, Douglas Wígner Brasil Maia. As noções de coerência: coesão no livro didático linguagens. 2018. 16 f. Artigo(Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras - IHL, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar como a noção de coerência/coesão está presente no livro didático linguagens, de Cereja e Magalhães. Para isso, nossa base teórica serão os trabalhos de Cavalcante (2011), que introduziu a necessidade de estudar os fenômenos da coerência e da coesão de forma indissociável; Garantizado Júnior (2011), sob a influência de Cavalcante (2011), apresentou as noções preliminares de se considerar os fenômenos mencionados, levando-se em conta os processos referenciais, o tópico discursivo e a noção de sequência textual argumentativa e, por último, Garantizado Júnior e Cavalcante (2016), que analisaram como a coesão pode ser vista além de apenas os elos coesivos. Metodologicamente, optamos em analisar o capítulo 3 do volume 1 da obra, usada na 1a. Série do ensino médio. Os resultados mostraram que, embora os elementos estejam presentes no manual didático, os produtores não chegam a se posicionar e a conceituá-los apropriadamente, explorando-os em atividades que, muitas vezes, trazem diversos aspectos da Linguística de texto. Nas atividades, já podemos perceber que o livro aborda os termos ora conjuntamente, ora separadamente, havendo divergência com a teoria aplicada a este estudo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCoesãopt_BR
dc.subjectCoerênciapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleAs noções de coerênciapt_BR
dc.title.alternativecoesão no livro didático linguagenspt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOUGLAS WIGNER BRASIL MAIA COUTINHO TCC Artigo.pdf2018_art_dwbmcoutinho.pdf531,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.