Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1958
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Coutinho, Douglas Wígner Brasil Maia | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-19T13:16:52Z | - |
dc.date.available | 2021-01-19T13:16:52Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | COUTINHO, D. W. B. M. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1958 | - |
dc.description | COUTINHO, Douglas Wígner Brasil Maia. As noções de coerência: coesão no livro didático linguagens. 2018. 16 f. Artigo(Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras - IHL, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo analisar como a noção de coerência/coesão está presente no livro didático linguagens, de Cereja e Magalhães. Para isso, nossa base teórica serão os trabalhos de Cavalcante (2011), que introduziu a necessidade de estudar os fenômenos da coerência e da coesão de forma indissociável; Garantizado Júnior (2011), sob a influência de Cavalcante (2011), apresentou as noções preliminares de se considerar os fenômenos mencionados, levando-se em conta os processos referenciais, o tópico discursivo e a noção de sequência textual argumentativa e, por último, Garantizado Júnior e Cavalcante (2016), que analisaram como a coesão pode ser vista além de apenas os elos coesivos. Metodologicamente, optamos em analisar o capítulo 3 do volume 1 da obra, usada na 1a. Série do ensino médio. Os resultados mostraram que, embora os elementos estejam presentes no manual didático, os produtores não chegam a se posicionar e a conceituá-los apropriadamente, explorando-os em atividades que, muitas vezes, trazem diversos aspectos da Linguística de texto. Nas atividades, já podemos perceber que o livro aborda os termos ora conjuntamente, ora separadamente, havendo divergência com a teoria aplicada a este estudo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Coesão | pt_BR |
dc.subject | Coerência | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | As noções de coerência | pt_BR |
dc.title.alternative | coesão no livro didático linguagens | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DOUGLAS WIGNER BRASIL MAIA COUTINHO TCC Artigo.pdf | 2018_art_dwbmcoutinho.pdf | 531,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.