Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1958
Título: As noções de coerência
Título(s) alternativo(s): coesão no livro didático linguagens
Autor(es): Coutinho, Douglas Wígner Brasil Maia
Palavras-chave: Coesão
Coerência
Livro didático
Data do documento: 2018
Citação: COUTINHO, D. W. B. M. (2018)
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar como a noção de coerência/coesão está presente no livro didático linguagens, de Cereja e Magalhães. Para isso, nossa base teórica serão os trabalhos de Cavalcante (2011), que introduziu a necessidade de estudar os fenômenos da coerência e da coesão de forma indissociável; Garantizado Júnior (2011), sob a influência de Cavalcante (2011), apresentou as noções preliminares de se considerar os fenômenos mencionados, levando-se em conta os processos referenciais, o tópico discursivo e a noção de sequência textual argumentativa e, por último, Garantizado Júnior e Cavalcante (2016), que analisaram como a coesão pode ser vista além de apenas os elos coesivos. Metodologicamente, optamos em analisar o capítulo 3 do volume 1 da obra, usada na 1a. Série do ensino médio. Os resultados mostraram que, embora os elementos estejam presentes no manual didático, os produtores não chegam a se posicionar e a conceituá-los apropriadamente, explorando-os em atividades que, muitas vezes, trazem diversos aspectos da Linguística de texto. Nas atividades, já podemos perceber que o livro aborda os termos ora conjuntamente, ora separadamente, havendo divergência com a teoria aplicada a este estudo.
Descrição: COUTINHO, Douglas Wígner Brasil Maia. As noções de coerência: coesão no livro didático linguagens. 2018. 16 f. Artigo(Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras - IHL, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1958
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOUGLAS WIGNER BRASIL MAIA COUTINHO TCC Artigo.pdf2018_art_dwbmcoutinho.pdf531,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.