Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/196
Título: Lei 10.639
Título(s) alternativo(s): estudo de caso em uma escola da cidade de Mulungu-Ce
Autor(es): Vieira, Regilene Alves
Palavras-chave: África - História
África - Condições sociais
Literatura africana
Data do documento: 2015
Citação: VIEIRA, R. A. (2015)
Resumo: Em 2003 foi sancionada a Lei 10.639 que tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura dos afro-brasileiros, incluindo o estudo da história da África e dos africanos em todas as instituições públicas e privadas. O presente estudo objetiva apresentar como está sendo o processo de implementação da Lei 10.639 na escola de ensino Fundamental Hermenegildo Rocha Pontes, localizada na cidade de Mulungu, Maciço de Baturité Ceará. Assim sendo, o trabalho está devidamente dividido em dois capítulos, o primeiro apresenta a Lei 10.639 como fruto de uma luta ancestral dos afro-brasileiros, visto que, eles almejam respeito, educação de qualidade e valorização de sua identidade enquanto negro na sociedade brasileira, e também abordara as implicações gerais da Lei. Trata-se de uma reflexão bibliográfica em cima de publicações já existente. O segundo irá analisar como está sendo a implementação da legislação na escola citada acima. Utilizou-se neste segundo capítulo a metodologia de história oral, através de entrevistas com a secretária de educação do Município, e com três professores da área de história da escola.
Descrição: VIEIRA, Regilene Alves. Lei 10.639: estudo de caso em uma escola da cidade de Mulungu-CE. 2015. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2015.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/196
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Regilene Alves Vieira.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.