Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1962
Título: A importância do relatório de gestão como instrumento de transparência e de avaliação do gestor público federal
Autor(es): Sá, Dyego Terceiro
Palavras-chave: Avaliação
Prestação de Contas
Relatório de Gestão
Transparência
Data do documento: 2018
Citação: SÁ, D. T. (2018)
Resumo: O dever de prestar contas é uma obrigação contida na nossa Carta Magna aplicável a todos que, a exemplo, utilizem, arrecadem, guardem, gerenciem ou administrem dinheiros, bens e valores públicos. No âmbito do Poder Executivo Federal, existe um instrumento que permite ao gestor público materializar esta obrigação, qual seja o Relatório de Gestão (RG). No que se refere a este instrumento, o presente trabalho visa discutir sobre o uso do RG além do ato de prestação de contas, tornando complementarmente um instrumento de avaliação e de transparência da gestão. Para tanto, o objetivo geral do estudo é demonstrar, na percepção de gestores públicos federais, se o RG pode ser utilizado como um instrumento a disposição para avaliar a sua gestão bem como promover a transparência das suas ações para com a sociedade. Quanto a metodologia, esta pesquisa classifica-se como exploratória, pois visa aprimorar ideias e descobrir intuições, possuindo primordialmente uma abordagem qualitativa, pois foi almejado compreender o grupo estudado. Considerando a multiplicidade de instrumentos de coleta de dados aplicados neste estudo, foi possível obter principalmente resultados sobre a percepção de gestores federais acerca do RG do seu órgão e, de modo complementar, resultados sobre a disponibilização acessível do RG nos sites oficiais de Universidades Federais, bem como a identificação de pontos relacionados a avaliação e transparência inseridos no RG de uma outra organização federal. Conciliando os resultados, os achados da pesquisa possibilitam concluir que é viável a utilização do RG como instrumento de avaliação e de transparência da gestão, mas necessita observar alguns pontos para a sua satisfatória utilização.
Descrição: SÁ, Dyego Terceiro. A importância do relatório de gestão como instrumento de transparência e de avaliação do gestor público federal. 2018. 45 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1962
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DYEGO TERCEIRO SA TCC.pdf2018_mono_dtsa.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.