Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1963
Título: A gestão pública e o perfil da evasão discente no curso de design da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Santos, Edelino Alves dos
Palavras-chave: Design
Ensino superior
Evasão
Gestão pública
UFC
Data do documento: 2018
Citação: SANTOS, E. A. (2018)
Resumo: A evasão no ensino superior brasileiro caracteriza-se como um fenômeno que permeia a realidade tanto de instituições de ensino superior públicas quanto de privadas e é influenciada por múltiplos fatores. Por representar perdas para alunos, entidades educacionais e sociedade em geral, a evasão é tida como uma problemática que pode e deve ser trabalhada a nível de gestão pública com vistas ao seu combate e prevenção. Com o objetivo de analisar o perfil da evasão do curso de Design da Universidade Federal do Ceará (UFC) ocorrida entre os anos de 2012 e 2017 por meio da caracterização sociodemográfica dos discentes, da descrição temporal do fenômeno e da especificação de sua tipologia, este estudo baseou-se em uma abordagem quantitativa do problema, bem como em descrição de algumas das variáveis que o compõem com a respectiva coleta de dados em documentos oficiais disponíveis em um sistema específico que gerencia as informações acerca das atividades acadêmicas na UFC. Como resultados, os quais foram apresentados sob a forma de tabelas e gráficos, verificou-se relativa tendência ao incremento do processo evasivo na maior parte do período analisado; e que predominou entre a população de evadidos indivíduos de sexo feminino, naturais e domiciliados na cidade de Fortaleza, com média de idade de 22,61 anos, ingressos pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Além disso, a maioria das evasões se deram no primeiro ano de curso e foram ocasionadas por abandono. A literatura aponta, de acordo com alguns estudos considerados, para a inclinação dos cursos de graduação em Design ao fluxo evasivo; para a feminização e maior participação do público jovem no fenômeno de evasão no âmbito da UFC; para a influência do distanciamento residencial na decisão de saída de um curso de graduação; para o aumento da probabilidade de evasão condicionado pelo SiSU; para a prevalência do abandono como principal espécie de desistência observada em instituições de ensino superior; e para a acentuada atuação do mecanismo impulsor de fuga discente no primeiro ano da graduação. Por fim, além da revelação do perfil adquirido pelo fenômeno de evasão no curso de Design da UFC, concluiu-se que é necessária, para um melhor entendimento do problema, a realização de pesquisas qualitativas que visem à investigação mais aprofundada de outros intervenientes do processo evasivo; e que é primordial a atuação da gestão pública no que diz respeito à elaboração e instituição de ações de contenção da evasão discente no curso de Design da UFC por meio de políticas organizacionais.
Descrição: SANTOS, Edelino Alves dos. A gestão pública e o perfil da evasão discente no curso de design da Universidade Federal do Ceará. 2018. 45 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1963
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDELINO ALVES DOS SANTOS TCC.pdf2018_mono_easantos.pdf966,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.