Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/197
Título: Práticas pedagógicas de combate à discriminação racial
Título(s) alternativo(s): uma pesquisa-ação numa escola de Redenção-Ce
Autor(es): Dias, Ruthe de Paula
Palavras-chave: Discriminação na Educação – Brasil
Brasil – Relações Raciais
Redenção - CE - Discriminação social
Data do documento: 2015
Citação: DIAS, R. de P. (2015)
Resumo: Este trabalho intitulado “Práticas pedagógicas de combate à discriminação racial: uma pesquisa-ação numa escola de Redenção-Ce.”, teve como objetivo analisar até que ponto, algumas intervenções pedagógicas realizadas numa escola de ensino médio podem transformar, ou não, a realidade escolar no tocante a discriminação racial. Tendo em vista que muitos estudantes negros ainda são discriminados por causa da sua cor, e que mesmo assim esse assunto ainda é pouco debatido nas salas de aula, essa pesquisa procurou inserir temas relacionados a discriminação racial no cotidiano da escola. A pesquisa foi realizada na escola de ensino médio Padre Saraiva Leão da cidade de Redenção, Ceará. A pesquisa tem um caráter qualitativo em que o método de investigação é a pesquisa-ação. Realizamos uma análise diagnóstica através de questionários com professores e alunos da escola e promovemos quatro oficinas pedagógicas com uma turma do 3º ano para que assim pudesse haver uma reflexão acerca do assunto. Os resultados mostram que após as oficinas houve uma notável mudança na forma que os alunos enxergavam a discriminação racial, pois na análise diagnóstica eles mostraram que conheciam pouco o assunto pois não conheciam enxergar a discriminação racial no próprio cotidiano deles, mas após as oficinas eles passaram a conhecer melhor esse problema e assim identificaram as diferentes formas que ele pode acontecer no ambiente escolar.
Descrição: DIAS, Ruthe de Paula. Práticas pedagógicas de combate à discriminação racial: uma pesquisa-ação numa escola de Redenção-CE. 2015. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2015.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/197
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RuThe de Paula Dias.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.