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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1978
Título: | A política linguística na África e situação das línguas autóctones na Educação: uma análise crítica das constituições |
Autor(es): | Tamba, Pansau |
Palavras-chave: | África [Constituições] - Crítica e interpretação Língua materna e Educação - África Multilinguismo - África Política linguística - África |
Data do documento: | 15-Fev-2021 |
Citação: | TAMBA, P. (2021) |
Resumo: | A África tem uma situação sociolinguística muito complexa, uma vez que o multilinguismo é uma realidade convivendo no mesmo espaço as línguas europeias, as línguas africanas e asiáticas. A pesquisa visa discutir como a política linguística é tratada a partir das Constituições. Usando uma pesquisa documental analisou-se as 54 Constituições. Há pouca valorização das línguas locais por parte dos documentos oficiais havendo o domínio das línguas europeias em situações oficiais da comunicação. Na educação formal poucos esforços são feitos em favor das línguas locais. A Declaração dos Direitos Linguísticos não é respeitada porque as línguas africanas não são ensinadas nas escolas. Da pesquisa se conclui que os países africanos precisam de uma independência linguística. Só assim é que se pode resgatar e proteger as diversas línguas autóctones que muitas delas estão em vias de extinção. Uma língua é ao mesmo tempo a cultura de um povo, isso significa que resgatar as línguas africanas seria trazer de volta a autoestima que foi apagada pelo sistema colonial. |
Descrição: | TAMBA, Pansau. A política linguística na África e situação das línguas autóctones na Educação: uma análise crítica das constituições. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1978 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde) |
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