Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1979
Título: A gestão de pessoas na Administração Pública e o papel do agente comunitário no atendimento da Atenção Básica Primaria à Saúde da população: um estudo de caso no município de São Sebastião do Passé Bahia
Autor(es): Salomão, Vanesa Damasceno dos Prazeres
Palavras-chave: Agentes comunitários de saúde - São Sebastião do Passé (BA)
Atenção Básica em Saúde da Família
Serviço público - Administração de pessoal
Data do documento: 6-Jun-2020
Citação: SALOMÃO, V. D. P. (2020)
Resumo: A temática sobre a gestão de pessoas na Administração Pública, em especial na área da saúde tem sido motivo de vários estudos voltados para a valorização do serviço público e o reconhecimento social desse setor. Nesse sentido, tem surgido o interesse cada vez maior no âmbito acadêmico de pesquisas sobre atuação dos profissionais de saúde, em particular, sobre os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Embora seja factível afirmar que a má aplicação do recurso orçamentário e a falta de governança no setor de Gestão de Pessoas refletem na precariedade ao atendimento da população do município em estudo. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar as dificuldades encontradas no setor de Gestão de pessoas da Secretaria de Atenção Básica Primaria à saúde e o papel do Agente Comunitário no contexto do município de São Sebastião do Passé, na Bahia, na busca de melhores resultados que promova um atendimento de qualidade aos munícipes. Para tanto, destacamos para o estudo os princípios norteadores da legalidade, universalidade e eficiência. A pesquisa também se amparou nas leituras e participação em seminários sobre a realidade da Administração Pública, em uma revisão de literatura, assim como foi realizado um estudo de caso da Secretaria Básica Primária do Município de São Sebastião do Passé- Bahia no esforço de responder o questionamento: O que precisa ser melhorado para aumentar a percepção da qualidade dos serviços prestados na atenção básica primaria em saúde no Município? Em destaque o papel do ACS. Através dos resultados obtidos na análise dos aspectos relacionados à Gestão de Pessoas foi possível identificar: falta de planejamento, de incentivo a capacitação, falta de diretrizes claras na gestão. Concluiu-se que as dificuldades encontradas pelos Agentes Comunitários recaem, especialmente, na questão de capacitação profissional e falta de planejamento por parte da Gestão de Pessoas no município em estudo. A metodologia utilizada foi o Estudo de caso de natureza exploratória qualitativa através do instrumento de coleta de dados na aplicação de 2 questionários.
Descrição: SALOMÃO, Vanesa Damasceno dos Prazeres. A gestão de pessoas na Administração Pública e o papel do agente comunitário no atendimento da Atenção Básica Primaria à Saúde da população: um estudo de caso no município de São Sebastião do Passé Bahia. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1979
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_mono_vanesasalomao.pdf2020_mono_vanesasalomao.pdf676,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.