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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1984
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Carvalho, Lucimery dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-15T18:45:30Z | - |
dc.date.available | 2021-03-15T18:45:30Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-10 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, L. S. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1984 | - |
dc.description | CARVALHO, Lucimery dos Santos. Educação profissional: limites e possibilidades de inclusão. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | As reflexões sobre a inclusão de pessoas com deficiência no âmbito educacional vêm se intensificando de tal maneira que as escolas públicas estaduais sentem a necessidade de se preparar na oferta de Atendimento Especializado- AEE para que os alunos recebam atendimento, respeitando o direito de igualdade de oportunidades. Garantindo assim, seu processo de escolarização com qualidade, levando em consideração seu tempo de aprender. O presente trabalho apresenta uma análise acerca da educação inclusiva no contexto da Educação profissional, e versa sobre os limites e possibilidades de uma educação para todos, tendo como lócus de pesquisa o Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano, na cidade de Santo Amaro, Bahia. Tem como objetivo, investigar os limites e possibilidades da inclusão no contexto da educação profissional. A política de inclusão vem sempre alicerçada por outras que lhe são essenciais, dentre várias está a de inclusão educacional. A Educação Inclusiva corresponde a um modelo de ensino aprendizagem que visa garantir aos estudantes especiais, o direito a educação para todos previstos na Constituição Federal. Percebe-se que as pessoas com Necessidades Educativas Especiais vêm vivenciando complicações tanto na permanência enquanto estudante da educação profissional, quanto no seu ingresso no mercado de trabalho. A pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa e o método aplicado foi o estudo de caso tipo exploratório. Aplicou-se um questionário semi-estruturado com professores que ministram aulas nos cursos técnicos de nível médio na instituição supracitada. O percurso e os dados proporcionaram uma visão da necessidade de uma ação pedagógica que busque integrar a educação inclusiva, reconhecendo a fragilidade do processo no que tange a política de formação docente, planejamento, revisão no projeto político pedagógico para inserção de ações que contemplem os alunos com deficiência e recursos multifuncionais para efetivação da educação integradora neste ambiente de ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano - Estudos de caso | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva - Santo Amaro (BA) | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional - Santo Amaro (BA) | pt_BR |
dc.title | Educação profissional: limites e possibilidades de inclusão | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
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