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dc.contributor.authorCarvalho, Lucimery dos Santos-
dc.date.accessioned2021-03-15T18:45:30Z-
dc.date.available2021-03-15T18:45:30Z-
dc.date.issued2020-02-10-
dc.identifier.citationCARVALHO, L. S. (2020)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1984-
dc.descriptionCARVALHO, Lucimery dos Santos. Educação profissional: limites e possibilidades de inclusão. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.pt_BR
dc.description.abstractAs reflexões sobre a inclusão de pessoas com deficiência no âmbito educacional vêm se intensificando de tal maneira que as escolas públicas estaduais sentem a necessidade de se preparar na oferta de Atendimento Especializado- AEE para que os alunos recebam atendimento, respeitando o direito de igualdade de oportunidades. Garantindo assim, seu processo de escolarização com qualidade, levando em consideração seu tempo de aprender. O presente trabalho apresenta uma análise acerca da educação inclusiva no contexto da Educação profissional, e versa sobre os limites e possibilidades de uma educação para todos, tendo como lócus de pesquisa o Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano, na cidade de Santo Amaro, Bahia. Tem como objetivo, investigar os limites e possibilidades da inclusão no contexto da educação profissional. A política de inclusão vem sempre alicerçada por outras que lhe são essenciais, dentre várias está a de inclusão educacional. A Educação Inclusiva corresponde a um modelo de ensino aprendizagem que visa garantir aos estudantes especiais, o direito a educação para todos previstos na Constituição Federal. Percebe-se que as pessoas com Necessidades Educativas Especiais vêm vivenciando complicações tanto na permanência enquanto estudante da educação profissional, quanto no seu ingresso no mercado de trabalho. A pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa e o método aplicado foi o estudo de caso tipo exploratório. Aplicou-se um questionário semi-estruturado com professores que ministram aulas nos cursos técnicos de nível médio na instituição supracitada. O percurso e os dados proporcionaram uma visão da necessidade de uma ação pedagógica que busque integrar a educação inclusiva, reconhecendo a fragilidade do processo no que tange a política de formação docente, planejamento, revisão no projeto político pedagógico para inserção de ações que contemplem os alunos com deficiência e recursos multifuncionais para efetivação da educação integradora neste ambiente de ensino.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCentro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano - Estudos de casopt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Santo Amaro (BA)pt_BR
dc.subjectEnsino profissional - Santo Amaro (BA)pt_BR
dc.titleEducação profissional: limites e possibilidades de inclusãopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

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