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dc.contributor.authorCá, Ianes Augusto-
dc.date.accessioned2021-04-19T19:30:51Z-
dc.date.available2021-04-19T19:30:51Z-
dc.date.issued2020-01-
dc.identifier.citationCÁ, I. A. (2020)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1999-
dc.descriptionCÁ, Ianes Augusto. Identidade e violência na construção da nação guineense: uma leitura das narrativas de Abdulai Sila. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, Instituto de Humanidades e Letras - IHL, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira - Unilab, Redenção, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objeto de estudo quatro dos romances do escritor guineense Abdulai Sila (1958-), a saber, Eterna paixão (1994), A Última Tragédia (1995) e Mistida (1997) - correspondentes ao que o próprio Sila denomina de trilogia -, mais Memórias SOMânticas (2016). A escolha destas obras atende, conforme sua composição narrativa, à representação metafórica e diegética da construção histórica da identidade nacional guineense, continuamente atropelada por diversos matizes e ciclos de violências. Acreditamos que estes romances correspondem à representação dos diferentes períodos da história mais recente de Guiné-Bissau, retratando, precisamente, a colonização, as lutas pela independência e a situação pós-independência. As narrativas de Sila nos proporcionam, com efeito, uma investigação extensiva para que se possa compreender as persistentes atualizações de violências na formação da identidade nacional guineense, antes e pós-independência. Para isso, na perspectiva dos estudos culturais e da abordagem interdisciplinar, os nossos aportes teóricos e analíticos voltam-se ao prisma dos estudos pós-coloniais, decoloniais e africanos. Nessa concepção, para além da denúncia ao colonialismo e às tentativas de invisibilização das identidades culturais autóctones, é necessário se levar em conta o entrecruzamento entre o discurso histórico e o ficcional, haja vista que a proposta silariana da construção da identidade guineense se configura pelo pressuposto do hibridismo entre o tradicional e o moderno. As narrativas de Abdulai Sila caracterizam-se, portanto, como metáfora de construção histórica da identidade nacional guineense, assinalando as suas diversas faces de violências, em suas múltiplas dimensões políticas, culturais e sociais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectPoliticapt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleIdentidade e violência na construção da nação guineensept_BR
dc.title.alternativeuma leitura das narrativas de Abdulai Silapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
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