Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/200
Título: Hanseníase no Ceará
Título(s) alternativo(s): reconstrução de sociabilidades na colônia de Antônio Diogo
Autor(es): Costa, Stênio de Sales
Palavras-chave: Hanseníase
Leprosário de Canafistula
Antônio Diogo, Redenção- CE
Redenção - CE - Saúde
Data do documento: 2014
Citação: COSTA, S. de. S. (2014)
Resumo: Esta monografia tem como principal objetivo, o estudo e o resgate da memória e da história da hanseníase na Colônia de Antônio Diogo (Antigo Leprosário de Canafistula). A pesquisa dará ênfase ao ponto de vista dos pacientes atingidos pela enfermidade no período de 1928 a 1940. A partir desses testemunhos, orais e escritos, e com o auxílio de uma bibliografia selecionada sobre o tema em questão, a monografia buscará revelar conteúdos que dizem respeito à história e memória da Hanseníase e do Antigo Leprosário de Canafistula hoje denominada Colônia de Antônio Diogo, e a reconstituição das relações de sociabilidade no interior da Colônia, aspectos do cotidiano vivenciados pelos ex-asilados e pacientes que ainda residem nas dependências da colônia, enfatizando também a questão do preconceito e da discriminação sofrida pelos portadores do Mal de Lazaro.
Descrição: COSTA, Stênio de Sales. A Hanseníase no Ceará: Reconstrução de Sociabilidades na Colônia de Antônio Diogo (1928 - 1940). 2014. 72 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2014.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/200
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Stênio de sales costa.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.