Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2002
Título: Análise da bioatividade dos extratos obtidos das folhas do cambará de chumbo ( lantana camara), frente as larvas do mosquito Aedes Aegypti.
Autor(es): Mendes, Antônia Mayara dos Santos
Palavras-chave: Aedes aegypti
Lantana camara
Atividade larvicida
Data do documento: 2018
Citação: Mendes, A. M. S. (2018)
Resumo: o objetivo deste trabalho foi de avaliar experimentalmente o efeito larvicida do extrato etanólico de L. camara em larvas de terceiro/quarto estágio de mosquitos A. aegypti. Assim, no intuito de investigar os possíveis metabólitos secundários encontrados no extrato etanólico das folhas de L. camara por meio da prospecção fitoquímica preliminar, a avalição das atividades antioxidante pelo método do sequestro de radicais livres DPPH, citotóxica pelo bioensaio in vitro pela Artemia salina para obtenção de resultados. O extrato de Lantana camara analisado em concentração de 600ppm, causou mortalidade média superior a 90% das larvas testadas e uma análise total de 95% de mortalidade, até 48 horas de exposição das larvas ao extrato, mostrando uma ação larvicida eficaz. Com relação à toxicidade do extrato etanólicos de Lantana camara, apresentou uma concentração letal (LC5 0) de 35,699 ppm, apontando uma alta toxicidade, permanecendo ativa por mais de 48 horas. Para o óleo essencial por hidrodestilação, foram identificados 9 componentes, sendo três considerados mais relevantes, pois são responsáveis pela caracterização de seu forte aroma: cariofileno (7,3%), germacreno B (37,5%) e o germacreno D (21,7%). Uma outra parte do trabalho consistiu no estudo, de procedimentos cromatográficos do extrato etanólico de Lantana camara, iniciado por uma filtrante e posteriormente, cromatografia em coluna (CC), o que resultou no isolamento de um biosídeo da flavona. A estrutura foi definida através da análise dos espectros de ressonância magnética nuclear (NMR) de 1H e de 13C (1D e 2D) e espectrometria de massas, vale ressaltar que o flavonóide glicosilado isolado do extrato etanólicos das folhas de L. camara é inédito nessa espécie.
Descrição: MENDES, Antônia Mayara dos Santos. Análise da bioatividade dos extratos obtidos das folhas do cambará de chumbo (lantana camara), frente as larvas do mosquito Aedes Aegypti. 2018. 73f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2002
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonia Mayara dos santos Mendes_Dissertação - Documentos Google.pdfAntonia Mayara dos santos Mendes_Dissertação - Documentos Google.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.